A CPI da Máfia dos Guinchos pediu uma condução coercitiva do secretário de Defesa Social de Cariacica José Alexandre Ribeiro porque ele não foi à sessão de segunda-feira, quando foi convocado. Fonte da prefeitura de Cariacica disse que ele ficou sabendo que fora convocado ao ler esta coluna do Folha Vitória. Falamos nesta terça sobre a condução coercitiva. José Alexandre explicou que a convocação não chegou a ele, mas que já se colocou a disposição da ALES. Procuramos a relatora da comissão, Janete de Sá (PMN) e a assessoria dela mandou cópia do ofício de convocação da ALES e carimbo com assinatura do servidor da Prefeitura de Cariacica que recebeu o documento. Ele foi enviado sim, mas por alguma falha de comunicação pode não ter chegado às mãos e José Alexandre. E agora fica um mal estar enorme de um secretário municipal ser submetido a uma condução coercitiva! A propósito, a condução foi pedida pelo presidente da CPI Enivaldo dos Anjos (PSD).
Outro processo…
O deputado Almir Vieira (PRP) virou réu em mais um processo, sobre o mesmo assunto, no TRE. O tribunal já cassou o mandato dele por compra de votos (ele recorreu ao TSE por isso está no cargo). Agora virou réu por lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa (popular formação de quadrilha). Mas os fatos são os mesmos Teria desviado dinheiro da AFPES. O advogado do deputado diz que ele é inocente.
Quem é o pai da criança?
Fazendo justiça, o deputado Hércules Silveira (PMDB) foi quem primeiro propôs a redução de ICMS na cerveja artesanal aqui no estado. Nesta quarta a ALES aprovou projeto, nesse sentido, que veio do Executivo. O setor vai ter redução na alíquota do imposto.
Ferraço convenceu oposição
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) ganha cada vez mais projeção nacional como relator de matérias importantes na casa e tenta desvincular sua imagem de Michel Temer, que tem a popularidade em queda livre (dá pra cair mais?). Nesta quarta Ferraço comemorou o fato de ter convencido Lindbergh Farias (PT) na CCJ. Mas isso aconteceu porque seu relatório foi favorável a algo que o Palácio do Planalto não quer, a PEC das eleições diretas. A CCJ aprovou o que Temer achou que não avançaria no Congresso.
PT capixaba vai ter que sair do governo PH de qualquer jeito
O grupo de Givaldo Vieira está contando que o comando nacional da sigla virá a favor deles para derrubar a eleição que deixou João Cóser no comando do PT por aqui. Já deram entrada com processo na Executiva Nacional e querem intervenção. Por enquanto a única decisão oficial da Executiva Nacional é mandar o PT abandonar o governo Hartung.
Empresários reclamam do Banco Central
Empresários e entidades da classe reclamaram que o Banco Central cortou muito a taxa SELIC. Dizem que foi ousadia perigosa e o BC parece não ter entendido a situação política no país. Mas não são os empresários que vivem reclamando que a taxa de juros é muito alta? Vai entender! Em tempo, a taxa caiu para 10,25% ao ano mantendo a tendência de redução de um ponto percentual a cada mês.