A senadora capixaba não quis falar como foi a reunião que durou cinco horas nesta quarta entre o presidente Michel Temer e 17 senadores do PMDB, incluindo ela. Os outros 5 senadores do partido estavam reunidos no mesmo horário na casa da senadora Kátia Abreu, que já foi ministra de Dilma e está na ala dos peemedebistas anti-Temer. Renan Calheiros estava lá. Ontem ele defendeu abertamente a renúncia do presidente. Os petistas já estão chamando Renan de “golpista do golpista”.
Temer quer saída honrosa
Sem querer se comprometer, deputado capixaba da base aliada disse – em off – que Temer espera uma saída honrosa. Com a renúncia ele entraria para a História como corrupto confesso. A melhor saída então é a cassação da chapa no TSE, em junho. Se ele perder, não vai recorrer ao STF e sim deixar o cargo. O placar deve ser de quatro a três pela cassação, na estimativa de juristas.
Nélson Jobim pode ser o novo presidente?
Percebe-se que a crise está longe de acabar quando até aliados falam no pós-Temer. Um membro da bancada federal capixaba confirmou hoje que, no Congresso, já se fala em acordo entre PSDB, PMDB e PT para a eleição indireta de Nélson Jobim. Ele já foi ministro de FHC e de Lula e também passou pelo STF. Hoje tem 71 anos e poderia ser o nome de consenso. Os partidos querem tirar Temer, mas não querem pôr no lugar alguém que pretenda disputar uma reeleição em 2018, para não “melar” os planos dos principais partidos.
ES sai prejudicado com obstrução dos trabalhos no Congresso
Tumulto no Senado na terça, tumulto na Câmara na quarta e a oposição tem conseguido, no grito, parar os trabalhos no Congresso, na pressão para que Temer renuncie. O Espírito Santo é um dos prejudicados com essas manobras porque uma das matérias que estão na pauta obstruída é a que estende a SUDENE para todo o estado. Atualmente só o norte capixaba faz parte dessa área. As empresas que se instalam em municípios da área da SUDENE pagam menos imposto. A ideia é gerar mais empregos.
ALES continua fritando secretários estaduais
Mudou o líder do governo na casa mas deputados da base aliada continuam reclamando que não são atendidos pelos secretários de PH. As queixas são contra Haroldo Rocha, da Educação, Zé Carlinho da Casa Civil e Max da Mata, do Esporte, que aliás já vem sendo fritado há algumas semanas.
Vila Velha quer atrair mais investimentos
O prefeito Max Filho se reuniu na tarde desta quarta com várias lideranças empresariais para criar um plano de atrair investimentos para a cidade e evitar a saída de mais empresas. A administração Rodney deixou muitos empreendimentos saírem do município por causa da burocracia. Em 2015 e 2016, muita gente que ia abrir empresa por lá, abriu em Cariacica, onde as licenças saíam mais rápido.