O secretário estadual do Meio Ambiente Aladim Cerqueira responde a processo na Justiça por crime ambiental. Segundo o Ministério Público ele é acusado de omissão na fiscalização de um lixão em Colatina. O caso aconteceu em 2011, quando Aladim era diretor-presidente do IEMA, o Instituto Estadual do Meio Ambiente. O MPES denuncia que o IEMA ignorou as irregularidades encontradas no local durante pelo menos dez visitas dos técnicos. Aladim Cerqueira disse que vai responder à Justiça com tranquilidade, porque acredita na conduta dos servidores do IEMA sobre esse caso na época.
Cochilo da Prefeitura de Vitória cria embaraços sobre botão do pânico em ônibus
Aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que cria o botão do pânico em ônibus de Vitória foi enviado para sanção do prefeito Luciano Rezende (PPS). Ele tinha 15 dias para sancionar ou vetar, mas cochilou e a lei acabou sendo promulgada pelo presidente da Câmara Vinícius Simões (PPS). Agora a Procuradoria Geral do Município não sabe o que fazer. Regulamenta a lei polêmica e enfrenta grande desgaste? Ou recorre à Justiça para cancelar a promulgação?
Quem vai pagar a conta?
Essa é a principal questão sobre a lei. A ideia é instalar um botão oculto nos ônibus e, em caso de assalto, o motorista ou cobrador poderá acioná-lo para chamar a polícia. O Sindicato das Empresas de Ônibus, o SETPES, não concorda com o sistema, porque as empresas não querem pagar a conta da instalação. E os trabalhadores não aprovam porque acreditam que o botão vai trazer risco de vida para os motoristas e cobradores. O SINDIRODOVIÁRIOS já ameaçou até greve se essa lei fosse aprovada.
Eleição de novo
Não está definido ainda, mas é certo que o Tribunal Regional Eleitoral vai marcar uma nova eleição municipal na cidade de Muqui, no sul do estado ainda neste semestre. Frei Paulão (PSB) o candidato mais votado em outubro de 2016, perdeu o recurso que tinha feito ao Tribunal Superior Eleitoral. A candidatura dele foi cassada pelo TRE, porque Paulão teve as contas rejeitadas quando administrou o município em 2008. Nesta terça-feira à noite o TSE confirmou a decisão do tribunal capixaba. Como o segundo colocado na eleição morreu em janeiro deste ano, o TRE terá de marcar novo pleito. Muqui está sendo administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores.
Capixabas podem se desgastar por Michel Temer
O PSDB resolveu indicar o senador Ricardo Ferraço para ser relator da Reforma Trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Vai ser o segundo capixaba a buscar votos para Temer. Lelo Coimbra (PMDB), como líder da maioria, busca votos na Câmara Federal pela Reforma da Previdência. Eles não admitem, mas as assessorias temem que possam se desgastar, porque as duas reformas são rejeitadas pela maioria da população. E eles terão de buscar votos no ano que vem.