Nessa terça-feira (06) as atividades do plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, foram encerradas assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou o julgamento da chapa Dilma-Temer. Nada foi aprovado pelos parlamentares. Interlocutores da Câmara disseram à Coluna que o esvaziamento estava previamente combinado entre a maioria dos partidos. Isso deve explicar a presença de deputados federais capixabas na abertura de evento internacional de rochas ornamentais, realizado aqui no estado. A expectativa é que os parlamentares voltem ao trabalho nesta quarta-feira (07), dia útil para qualquer trabalhador comum.
Cobranças e mudanças
O presidente da Ales, deputado Erick Musso reuniu o Colégio de Líderes, formado pelas 17 lideranças de partidos com representação na casa, além do líder do governo. No encontro, os parlamentares falaram sobre o pagamento das emendas parlamentares. Há meses, volta e meia algum deputado cutuca o governo estadual sobre essa “dívida”. Foram discutidas, também, mudanças no regimento da Casa.
Passe fracionado
Já está valendo a Lei que obriga a Ceturb a vender o Passe Escolar de maneira fracionada. O estudante pode adquirir a quantidade de passes que desejar. O texto do deputado estadual Bruno Lamas foi aprovado sem dificuldades pela Assembleia Legislativa (Ales) e sancionado pelo governo do estado.
Tá calor, tá calor
O deputado estadual José Esmeraldo voltou a cobrar a instalação de sistemas de ar condicionado nos ônibus intermunicipais que cortam a Grande Vitória. O parlamentar apresentou um projeto com esse tema em 2012, mas, o texto não fluiu. Segundo Esmeraldo, a medida não implica em aumento de custos para o empresário, já que a tendência é de que aumente o número de passageiros em circulação. “É preciso que a população, o governo e os deputados enxerguem que isso não é um benefício, é um direito do consumidor, que paga caro por um transporte intermunicipal que ainda deixa muito a desejar”, disse o deputado.
Socorro após estiagem
O deputado federal capixaba, Evair de Melo se reuniu com outros parlamentares e profissionais com atuação na agropecuária nacional, nesta terça-feira (06). Esse não é o primeiro encontro para debater a situação da renegociação das dívidas dos produtores rurais atingidos pela estiagem. “Os governos precisam fazer políticas estruturantes, que emancipem as pessoas. Homens e mulheres com renda, dignidade e informação são capazes de seguir em frente, evoluindo e gerando divisas em qualquer lugar, independente da região do país”, destacou Evair.
Mais água
Ibiraçu vai ter o abastecimento de água ampliado, em breve, graças a um recurso de R$ 3 milhões em emendas. A liberação do recurso foi acompanhada pelo deputado federal Marcus Vicente, que esteve reunido com o presidente da Funasa, Rodrigo Sergio Dias, na tarde desta terça (06).