Presidente da Ales devolve visita a Rodrigo Maia

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Erick Musso (PMDB), devolveu, na tarde desta quinta-feira (22), a visita ao presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM), que também é presidente da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, Erick pediu a formalização de um termo de cooperação entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, para agilizar os trabalhos parlamentares no Estado e melhorar a qualidade da produção legislativa. No último dia 16, Rodrigo Maia veio ao estado, em agenda surpresa, quando almoçou com o governador Paulo Hartung e o deputado Erick Musso, na residência oficial do governo estadual.

Presidente da Ales emite nota de pesar
Antes de embarcar para Brasília, o presidente da Ales, deputado Erick Musso emitiu nota de pesar sobre o acidente que matou 21 pessoas em Guarapari. “Recebi com profunda tristeza, na manhã desta quinta-feira (22), a notícia da tragédia que aconteceu no quilômetro 343 da BR-101 Sul e que fez mais de duas dezenas de vítimas fatais e tantas outras vítimas ora hospitalizadas”. “Num tempo de vida líquida, em que tudo já passa tão rápido diante dos nossos olhos, é triste receber uma notícia dessas, que só reforça a necessidade de continuarmos investindo em políticas de conscientização no trânsito e em benfeitorias nas estradas brasileiras e do nosso Espírito Santo, para oferecer cada vez menos riscos para aqueles que por elas trafegam”.

Cobrança após acidente na 101
Ao longo de toda essa quinta-feira (22) lideranças políticas se manifestaram sobre o trágico acidente na BR 101, em Guarapari, que matou 21 pessoas e deixou 22 feridos. O deputado federal Helder Salomão (PT) lembrou que acidentes na Rodovia são constantes e destacou que é preciso mais celeridade nas obras de duplicação da via, para garantir mais segurança para quem trafega por ela. ”Sou membro da Comissão Externa de Fiscalização da Concessão da BR-101 – Eco 101, e há tempos estamos cobrando e pressionando para o cumprimento do cronograma das obras”, disse Helder.

Subterfúgios
O deputado federal Marcus Vicente (PP), coordenador da bancada federal pediu que as empresas, governantes e órgãos fiscalizadores tenham mais responsabilidade com a duplicação da BR 101, “em vez de se calçarem em subterfúgios legais e administrativos para não realizarem obras. As intervenções na BR101 são determinantes para que essas ocorrências não ceifem mais vidas”.

Evair liga corrupção a acidente na 101
Ainda sobre o a acidente na BR 101, o deputado federal Evair de Melo (PV) foi mais incisivo. Segundo o parlamentar, nessa quarta (21), ele apresentou aos órgãos de controle mais uma falha grave no processo de duplicação de parte do trecho Sul da rodovia, que mesmo arrecadando bilhões, não cumpriu com as obrigações para garantir a liberação de Licença Ambiental de Instalação para as obras, que se arrastam por anos. O deputado desabafou: “O trabalho de passar o Brasil a limpo parece não ter fim. São dois anos e meio no mandato parlamentar, trabalhando para banir a corrupção”.

Deputado ex-motorista
Em uma triste coincidência, foi realizado nesta quinta (22), na Ales, o Primeiro Encontro de Motoristas Condutores de Ambulância e Vítimas no Espírito Santo, onde os profissionais foram homenageados. A Audiência Pública foi proposta pelo deputado Doutor Hércules, que já foi motorista de ambulância. Na ocasião foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas do trágico acidente registrado na manhã desta quinta na BR 101. Entre os mortos está o condutor de ambulância Alicinaldo Zampili.

19366300_1461741860589577_8481235443764788410_n

Quase R$ 9 milhões para Saúde Básica
O coordenador de bancada capixaba, em Brasília, Marcus Vicente (PP) se reuniu com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quando recebeu a notícia de que o Espírito Santo vai receber R$ 8,8 milhões para a atenção básica da Saúde. Além de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz, as outras cidades que receberão os repasses serão Baixo Guandu, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, Linhares, Pinheiros, Alfredo Chaves, Boa Esperança, Irupi, Ibiraçu, Nova Venécia, Bom Jesus do Norte, Marataízes, Domingos Martins, Marechal Floriano e Brejetuba.

TCE-ES sobre afastamento de conselheiro
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) informou que foi notificado oficialmente da decisão do STJ sobre a determinação de afastamento do conselheiro José Antônio Pimentel, na tarde desta quinta-feira (22). Segundo nota, o Regimento Interno da Corte prevê que após 15 dias de afastamento o presidente convoque um conselheiro substituto que, neste caso, será João Luiz Cotta Lovatti.