Os asiáticos estão cada vez mais próximos do Espírito Santo. Depois de receber chineses, nessa quinta-feira (20), o governador Paulo Hartung recebeu uma comitiva com executivos de uma multinacional (Índia e Cingapura). O encontro é resposta de uma visita que Hartung fez a Cingapura no segundo semestre do ano paversado. O diplomata e secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Jr., explicou que a multinacional tem demonstrado interesse em investir no mercado capixaba. “As opções são variáveis: vão desde intensificação comercial até a instalação própria ou compra de um empreendimento já existente”, ponderou o secretário.
Avesso do avesso
E ainda falando sobre o governador, Paulo Hartung, após o reajuste do PIS/Cofins pela equipe econômica do Planalto, criticou a medida e ressaltou que a União não fez o dever de casa ao aumentar o custeio da máquina pública. “Brasília (Governo Federal) está aumentando os impostos hoje porque não fez o que deveria ter feito. Aumentou custos em plena crise. Isso é o avesso do avesso. Até agora, aqui no Espírito Santo, não aumentamos nenhum imposto porque estamos focados na redução do custeio”, explicou Paulo Hartung
Rose recebe Max para agendas em Brasília
A senadora Rose de Freitas (PMDB) continua com as portas de seu gabinete, em Brasília, abertas para prefeitos capixabas. Em reuniões com Max Filho, de Vila Velha, na sede da Caixa Econômica Federal e nos ministérios da Educação e da Saúde, eles trataram de projetos que abrangem a ampliação do número de profissionais contratados por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal; além da captação de recursos para a modernização da infraestrutura municipal; construção de creches e escolas; e novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Dupla personalidade
Difícil entender o que pensam lideranças políticas do estado. O senador Ricardo Ferraço (PSDB), por exemplo, se manifestou indignado após saber da assinatura do decreto que aumenta a alíquota do PIS/Cofins sobre combustíveis, nessa quinta-feira (20). Antes do recesso, Ferraço , fez discurso e foi atrás de votos para aprovar a Reforma Trabalhista.
Gasta demais
O apelo de Ferraço agora é outro: o senador chegou a comparar os governos Dilma e Temer. “É sempre assim: o governo gasta mais do que deve, perde o rumo da economia, e escolhe o caminho mais fácil para ele: aumentar impostos e sacrificar o povo ao invés de cortar na carne e reduzir despesas. Agora, assim como o governo anterior, colhe o que planta. Desde já afirmo: em hipótese alguma iremos aceitar aumento de carga tributária. Aumento de impostos, NÃO”, disse Ferraço.
A Lei promulgada pela Câmara Municipal de Guarapari, que obrigava a prefeitura a publicar em site oficial, a relação de medicamentos existentes, faltantes, além do loca para encontrá-los e a previsão de recebimento dos mesmos em rede municipal de saúde de saúde, foi derrubada pela Justiça. O Pleno do TJES analisou sete Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) propostas por Prefeituras Municipais e pela Procuradoria Geral de Justiça, em face de leis promulgadas por Câmaras Municipais que, supostamente , desrespeitaram as Constituições Federal e Estadual.
Itapemirim com interino
E segue o impasse sobre o comando do município de Itapemirim. O vice-prefeito, Thiago Peçanha vai continuar cumprindo a função de prefeito. É que Luciano de Paiva foi afastado pela quarta vez consecutiva, só este ano. O afastamento de 90 dias acaba de ser prorrogado em decisão monocrática do desembargador Adalto Dias Tristão. Luciano é réu em nova ação de improbidade.