Nessa sexta-feira (07) deputados da base aliada do presidente Michel Temer (PMDB) conseguiram quórum para abrir a sessão, que pelas contas, é a quarta de 10 que precisam acontecer para que o plenário da Câmara Federal vote a denúncia do Procurador-Geral da República Rodrigo Janot contra Temer.
Telefonemas de Lelo
Para iniciar uma sessão na Câmara Federal, são necessários 51 parlamentares presentes. Mas, às 9h30 da manhã, o painel registrava 67 deputados na Casa. A façanha em plena sexta-feira, dia fraco no Congresso, foi possível porque três peemedebistas passaram a noite telefonando para os aliados de Temer, pedindo para que eles permanecessem em Brasília nessa quinta. A volta para as bases só aconteceu no início da tarde desta sexta.
Prefeito e vice cassados
Irupi é mais um município do interior capixaba que vai ficar sem prefeito. Pelo menos, sem o prefeito eleito. Essa semana, a Justiça Eleitoral decidiu cassar os diplomas de Carlos Henrique Emerick Storck e Luciano Purcino, o Doutor Luciano. Eles são acusados, pela Procuradoria Regional Eleitoral (PGR), de cometer os crimes de abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio.
Votos comprados?
Além dos diplomas cassados, pela sentença publicada no último dia 06, Carlos Henrique Emerick e Doutor Luciano, ambos do PSDB, ficarão oito anos inelegíveis e deverão pagar multas. Segundo a (PGR) durante as eleições de 2016, Carlos e Luciano se uniram a outras pessoas e lideraram um esquema de compra de votos em troca de prestação de serviços com maquinário da prefeitura ou de um empresário que fazia parte das operações ilegais. A juíza responsável pela sentença, ainda mandou notificar o presidente da Câmara Municipal, Júnior do Salão (PDT), que deve assumir a prefeitura interinamente.
Professor de Libras
A partir de agora, Vitória passará a ter o cargo de professor de libras entre os cargos da educação básica. O Presidente da Câmara de Vitória, vereador Vinícius Simões (PPS), assinou a promulgação da Lei, fruto de projeto do vereador Davi Esmael (PSB). “É uma grande conquista para toda a comunidade de professores surdos que temos na Cidade. São profissionais que há anos cobravam do Poder Público esta mudança na lei, pois são contratados apenas por contrato e nenhum deles é professor efetivo, com estabilidade”, comentou Davi.
Integração
O Sistema Municipal de Passageiros de Vitória, deve ser integrado ao Transcol, em breve. É que a Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Vitória e a Comissão de Defesa do Consumidor aprovaram a Emenda à Lei Orgânica que do Município de Vitória no que diz respeito ao transporte público. As comissões seguiram o parecer do relator da matéria, o vereador Cleber Felix, que já dá o texto como aprovado. A alteração permite a integração dos sistemas.