O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Vinicius Simões (PPS) reuniu os vereadores da Capital para receberem o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), nessa sexta-feira (21). Luciano fez um balanço da sua viagem à Espanha, na qual participou do II Fórum Iberoamericano de Prefeitos. O prefeito relatou que quer implantar em Vitória alguns dos programas já desenvolvidos na Espanha nas áreas de mobilidade urbana, sustentabilidade, meio ambiente e turismo e compartilhou alguns dos projetos com os parlamentares.
Vitorinha é um sucesso
Luciano Rezende também contou que esteve em Portugal e disse que o presidente da Câmara Municipal de Braga, que também é o prefeito da Cidade, ficou bastante interessado em alguns programas já desenvolvidos em Vitória como o Escola da Vida, Fábrica de Ideias, o Botão do Pânico, o agendamento on line de vacinas e de consultas médicas, avaliação do atendimento na saúde por mensagens de texto no celular do paciente (torpedo), o Procon Online, o Bike Vitória, o monitoramento georreferenciado de árvores urbanas, dentre outros. Sucesso de Vitorinha!
Multa para Theodorico
O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) foi condenado pela Justiça Federal, a pagar multa de mais de R$ 88 mil por improbidade administrativa. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), em 2004, quando estava terminando o mandato de prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Ferraço inaugurou um hospital sem que a obra estivesse concluída. Ainda de acordo com a denúncia, houve irregularidades nas licitações.
O que diz Ferraço
A defesa de Theodorico Ferraço informou que ele foi condenado em apenas uma das 20 acusações feitas pelo Ministério Público Federal e que não houve inauguração, porque a obra não estava concluída. O advogado disse também, que a sentença é equilibrada, mas, que vai recorrer da decisão.
Itapemirim na cartilha de PH
Ao que tudo indica, o prefeito em exercício, de Itapemirim, Thiago Peçanha leu direitinho a cartilha do governador Paulo Hartung quanto à situação econômica e ajuste fiscal. Mesmo com o cenário em crise, o prefeito anunciou esta semana, que após o encontro com o Sindicato dos Servidores, ficou definido, em conjunto, o reajuste de 8,5% no salário dos efetivos.
Crise em Guaçuí
Por não concordar com a gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Henrique Couzi Rosa, o Paulinho do Vitalino (PSDB), o colega de partido, Ângelo Moreira pediu, nessa sexta-feira (21) para ser destituído do cargo de segundo tesoureiro da Mesa Diretora. Em uma nota divulgada nas redes sociais, Ângelo diz que está comunicando aos eleitores e amigos, sua destituição “por não aceitar e compactuar com as atitudes do presidente dessa casa de leis. Atitudes muitas vezes exorbitantes, ferindo o regimento no seu artigo 55”.
Números da CMVV
A Câmara Municipal de Vila Velha divulgou números do primeiro semestre. Durante os seis primeiros meses deste anos, os vereadores participaram de 56 sessões ordinárias, quatro sessões solenes e 11 audiências públicas. Nesse período, foram protocolados 172 projetos de lei de autoria do Legislativo e, desses, 76 foram aprovados. Já o Executivo apresentou 17 projetos e vetou 29 matérias do Legislativo, sendo que apenas nove vetos foram mantidos. Também entraram em vigor 54 novas Leis, sendo 39 sancionadas e 15, promulgadas. A população pode acompanhar as sessões e outros trabalhos do legislativo. As reuniões são abertas a todos, que devem participar.
Corrida por 2018
O presidente estadual do PP, deputado federal Marcus Vicente aproveita o recesso em Brasília e circula pelo Espírito Santo em busca de filiados. Essa semana ele esteve na Reunião de Integração Progressista, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento contou com a presença do vice-prefeito Jonas Nogueira, o secretário geral do PP/ES Marcos Marinho Delmaestro, vereadores, lideranças locais e a população.