A tragédia em Mariana, em novembro de 2015, trouxe muito sofrimento para a população do Vale do Rio Doce em Minas Gerais e aqui no Espírito Santo. O fechamento do Samarco, segundo o senador Magno Malta (PR) só agrava a situação. No último sábado, o parlamentar esteve em Anchieta, no complexo industrial da Samarco. “Senti de perto a falência de muitas famílias e ouvi a população. Eles reivindicam a reabertura da empresa. A solução da tragédia não passa pelo fechamento do Porto da Samarco, já que a vocação do Espírito Santo é o mercado exterior. É um prejuízo muito grande, é necessária uma ação urgente judicial para devolver os empregos”, disse Malta.
Ainda sobre a tragédia em Mariana, durante o 1º Fórum de Baixo Guandu, para debater o assunto, quem esteve lá diz que ficou bem surpreso com a falta de preparo e descaso do palestrante e representante da Fundação Renova. Segundo uma participante, ele era “despreparado e não sabia responder com segurança as dúvidas da população”. Houve reclamações de comunidades afastadas do centro que, até hoje, são abastecidas com carro-pipa e ainda precisam comprar, por conta própria a água mineral. Muitos reclamaram que a população sofre e não recebeu nada de benefícios por conta da lama da Samarco.
Lei sancionada
Está sancionada a Lei que aumenta o valor do auxílio-alimentação dos servidores estaduais e amplia concessão do benefício. “Vamos rodar a folha de pagamento deste mês já incluindo o benefício”, garantiu o governador Paulo Hartung.
Homenagem
Na próxima quarta-feira (16), vai acontecer uma solenidade em homenagem às pessoas que se dedicam ao combate da violência doméstica, no Espírito Santo. A Comenda Maria da Penha será concedida no Plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa (Ales). O propositor, deputado Bruno Lamas (PSB) vai homenagear 30 pessoas, entre elas, quatro deputadas estaduais. O palestrante da noite será Sérgio Ricardo, ouvidor e conselheiro do Ministério Público Nacional.
DEM engrossa o caldo
Está tudo certo para a ida do deputado federal Evair de Melo para o DEM. No último fim de semana, ladeado do secretário estadual do partido, o parlamentar exibiu, sem segredo, a ficha de filiação. Evair de Melo é mais uma perda significativa do PV. A debandada começou com o prefeito de Viana, Gilson Daniel, que agora faz parte do Podemos.
Discutindo o leite
Por falar em Evair de Melo, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, aprovou seu requerimento para realização de audiência pública com a presença de dirigentes governamentais e de todos os seguimentos envolvidos na produção e industrialização de leite no país. O deputado quer que sejam analisados critérios econômicos adotados pelo Governo Federal para autorizar a importação de leite e os impactos dessas políticas na cadeia produtiva.