Vidigal fala sobre a Reforma Política e rechaça o “distritão”

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) se manifestou sobre a votação da Reforma Política, que acontece nesta semana. “Essa proposta retira dinheiro da Saúde, Educação e Segurança para financiar as campanhas eleitorais de 2018. E ainda querem aprovar o tal do distritão que vai beneficiar os detentores de mandato e caciques da política a se elegerem, dificultando a renovação na política. Um verdadeiro atentado à democracia. É triste ver boa parte do congresso desconectado da vontade popular”, disse Vidigal.

PSB Pancas sob novo comando
O diretório do PSB de Pancas, no interior capixaba, está sob novo comando. Claudio Eggert foi eleito na noite dessa quinta-feira (17). A eleição foi comandada pelo deputado federal e presidente do PSB do Espírito Santo, Paulo Foletto.

Cobrança
O deputado federal Helder Salomão (PT) divulgou, nessa sexta-feira (18), que já estão nos cofres do município de Cariacica, R$ 1,4 milhão de emendas parlamentares, que ele propôs. Segundo Helder, o dinheiro deve ser usado para comprar equipamentos para 10 Unidades de Saúde. O parlamentar declarou que vai cobrar da prefeitura a aplicação dos recursos.

Importância histórica
Parece óbvio, mas, monumentos históricos do Espírito Santo não são sinalizados adequadamente, ou, na maioria dos casos, sequer são sinalizados. Por esse motivo, o deputado estadual Doutor Hércules (PMDB) está propondo a criação do Programa de Sinalização dos Monumentos Históricos e Culturais. “Nosso Estado é cheio de histórias, essa identificação padrão com placas é primordial justamente para contar essa história. Só com informação entenderemos a importância de locais e objetos que são marcos da nossa cultura e tradição”, afirma Doutor Hércules.

Alto padrão
O município de Aracruz ficou em 1º lugar no ranking de Gestão Fiscal do Espírito Santo, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Dentre os 5.570 municípios brasileiros, Aracruz ocupou a 42ª posição. O estudo da FIRJAN revela quais as prefeituras que conseguiram manter o alto padrão de administração das contas públicas.

Inclusão e proteção
Em Vila Velha, a Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que dispensa gestantes e pessoas obesas de passarem pelas catracas dos ônibus do sistema municipal de transporte coletivo. Com a aprovação do plenário, a matéria segue agora para a sanção do prefeito Max Filho (PSDB). Segundo Chiabai, “o intuito é criar mecanismos para a inclusão e a proteção dessas pessoas, sem que haja nenhum prejuízo ao sistema, quanto ao pagamento das tarifas. Caso esta lei entre em vigor no município, o usuário beneficiado deverá comunicar ao motorista ou ao cobrador que não deseja, em função de sua condição, utilizar a catraca”.

Casa das Festas
A Câmara Municipal da Serra é a mais inchada do Estado. São 23 vereadores, que se reúnem apenas duas vezes por semana, e que debatem, na maioria das vezes, datas para a realização de sessões solenes e entregas de homenagens. Tanto é que a Casa de Leis é conhecida com a “Casa das Festas”. Quando o tema muda, o foco são as discussões internas sobre quem manda mais. O clima está sempre pesado por lá.