Foto: Presidência da República
O presidente Michel Temer (PMDB) pediu, em reunião, na tarde dessa quarta-feira (13), que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faça cumprir o contrato de concessão da BR 101 com a empresa Eco 101. A informação é do deputado Lelo Coimbra (PMDB) em conversa exclusiva com a Coluna. Lelo participou do encontro no Palácio do Planalto, que ainda teve a presença do governador Paulo Hartung (PMDB), do ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy e do diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos.
Em Brasília, ANTT pede respostas
Ainda segundo Lelo Coimbra, Jorge Bastos vai ter uma reunião com o presidente da Eco 101, nesta quinta-feira (14), para buscar respostas sobre o impasse da duplicação da rodovia no Estado. Nessa terça-feira (12), o deputado recebeu, em Brasília, o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal no ES, Wylis Lyra. Lyra fez diversos pedidos, entre eles o de retomada das quatro balanças espalhadas pelo Estado, e que estão paradas. Lelo garantiu uma emenda parlamentar para a compra de uma balança móvel, que custa cerca de R$ 200 mil.
Enquanto isso, no ES, ANTT…
Causou estranheza e até revolta entre os presentes na sessão especial da Assembleia Legislativa (Ales), a declaração do representante da ANTT, Rodrigo Lacerda, sobre a concessão da BR 101. Lacerda pediu paciência nesse momento. Frente a um contrato de concessão que envolve bilhões de reais, temos que ter paciência em questão a rescindir o contrato ou paralisar a cobrança do pedágio. Porque encerrar um contrato hoje vai contra o interesse público”, alertou. Sobre essa declaração, o deputado Lelo Coimbra foi enérgico: “Não cabe a ANTT ser sócia da concessionária. Isso é que representa esse discurso. A empresa tem obrigações”.
Balança móvel chegando
Uma balança móvel vai começar a funcionar, na BR 101, no Espírito Santo, na próxima semana. Foi o que garantiu o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, durante a reunião dessa quarta, com o governador Paulo Hartung.
Suspensão de alvarás
O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB) vai propor aos 24 prefeitos dos municípios cortados pela BR 101 que eles suspendam o alvará de funcionamento das cabines de cobrança das praças de pedágio da concessionária Eco 101. “Não aguentamos mais ser enrolados. Tenho certeza de que os prefeitos vão aderir à sugestão”, disse Musso.
Limite
“Chegamos ao limite: ou a ECO 101 assume a responsabilidade de duplicar a BR ou entrega o contrato imediatamente. Vamos pedir uma auditoria para apurar possíveis irregularidades e, se for o caso, que haja punição dura contra os responsáveis”. A declaração é do deputado Helder Salomão (PT), após a entrega de documento na Procuradoria Geral da República (PGR) relatando o acidente em Mimoso do Sul.
Recuperação de Vicente
O deputado federal Marcus Vicente (PP) retirou os pontos da cirurgia em que colocou um marcapasso, há cerca de 15 dias e segue em repouso. Fontes ligadas ao parlamentar, disseram que ele se recupera bem e terá várias agendas na próxima semana, para ajudar na busca de soluções para o impasse da BR 101 no Estado.