Ainda sobre a votação do Fundo das campanhas eleitorais no Senado

Na última semana, os senadores votaram, em tempo recorde, a regulamentação do fundo que vai bancar as campanhas eleitorais, com dinheiro público. De madrugada os deputados aprovaram o fundo, e ele teve que voltar ao senado, onde havia sido aprovado na semana anterior,porque teve alterações. A votação foi simbólica, sem identificação de quem votou contra e quem votou a favor. Pelos cálculos, o fundo em 2018 deve ter R$ 1,7 bilhão distribuídos de acordo com o números de deputados e senadores que os partidos têm.

Como votaram os capixabas
O dinheiro do fundo vai vir de 30% das emendas ao Orçamento que deputados e senadores têm direito. Vale lembrar que essas emendas são recursos para obras nos estados e municípios, que vão deixar de ser feitas. De madrugada, na Câmara, a votação foi apertada. Foram 233 votos a favor e 209 contra. Os capixabas Helder Salomão (PT), Givaldo vieira (PT) e Lelo Coimbra (PMDB) votaram a favor da criação do fundo. Evair de Melo, Jorge Silva, Carlos Manato, Norma Ayub e Paulo Foletto votaram contra.

Saúde
O Deputado Estadual Dr. Rafael Favatto (PEN) está preocupado com a saúde da população capixaba e por isso, entrou com um projeto que visa obrigar bares, restaurantes e outros estabelecimentos a utilizarem recipientes de vidro e/ou papel com gramatura específica para servirem bebidas quentes. Seria muito bom mesmo. Resta saber se proprietários desses comércios não vão reclamar do custo que terão para fazer a mudança, caso a matéria seja aprovada pela Assembleia Legislativa (Ales) e sancionada pelo governador Paulo Hartung (PMDB).

Rotativo na mira de CPI
Está marcada para esta segunda-feira (09), mais uma reunião da CPI da Máfia dos Guinchos da Ales. Na ocasião, o colegiado vai ouvir o depoimento da secretária de fiscalização de trânsito de Guarapari, Cláudia Martins Silva, e o proprietário da empresa responsável pela exploração do estacionamento rotativo no balneário. As convocações foram pedidas pela relatora da CPI, deputada Janete de Sá. “Nós vamos voltar a tratar da questão do estacionamento rotativo em Guarapari porque temos recebido denúncias de irregularidades na prestação do serviço. Precisamos esclarecer com a prefeitura como foi feita a retomada do rotativo com a mesma empresa, que só mudou de dono”, esclareceu a deputada.

Deputado na praça
O deputado estadual Helder Salomão (PT) segue mantendo o costume de caminhar entre munícipes na Grande Vitória. Na última sexta-feira (06), logo que chegou de Brasília, o petista foi para as ruas do bairro Marcílio de Noronha. Helder conversou com lideranças comunitárias e visitou o comércio.