Já está no Brasil, o senador Ricardo Ferraço (PSDB), que estava em Missão Oficial em Abu Dhabi, ao lado senador Cristóvam Buarque, onde acompanhou a Olimpíada do Conhecimento. De volta, o tucano reforçou que vai se licenciar de sua função no Senado, segundo ele, em virtude da decisão vergonhosa da maioria dos colegas, de devolver Aécio Neves, à sua cadeira, após afastamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A licença deve começar no próximo dia 24 e ele só retorna em fevereiro, após o recesso. Durante esse período Ricardo Ferraço não será remunerado.
Estratégias de Ferraço
Ricardo Ferraço garantiu que vai aproveitar os cerca de quatro meses longe do Senado para ficar no Espírito Santo. A saída temporária de Ferraço, do Congresso Nacional é estratégica e inteligente. Afinal, em sete anos consecutivos de mandato, e com as idas e vindas de Brasília, o senador já reclamava da falta de tempo para se aproximar do seu eleitorado. Como 2018 é ano de eleições, e o ambiente em Brasília não está nada saudável, Ferraço logo tratou de não se misturar.
Encontro de prefeitos
Prefeitos de cidades emergentes e sustentáveis se reúnem em Vitória, nesta sexta-feira (20). O prefeito Luciano Rezende receberá os chefes do Executivo de Palmas (TO), Carlos Amastha; de Florianópolis (SC), Gean Loureiro; e de João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo. Luciano ressalta que a troca de experiências entre as cidades fortalece as quatro administrações. “Uma cidade que já está mais avançada troca experiências com outra cidade que tem outra contribuição em outra área. É um grupo de cidades emergentes, com práticas sustentáveis, inovadoras e inteligentes, e vamos mantendo esse ciclo de troca de experiências”.
Desapropriação para duplicar a 101
A duplicação de trecho da BR-101, na altura do município de João Neiva (ES) pode estar mais próxima de se tornar realidade. É que nessa quarta-feira (18), foi realizada a votação do relatório da medida provisória que autoriza a desapropriação de um imóvel necessário para o início da obra. O imóvel desapropriado pertencia ao município de João Neiva e passará para o domínio da União. De acordo com o governo, o terreno integrará a faixa de domínio da rodovia, que foi concedida para a Eco 101 Concessionária de Rodovias. A concessionária deverá cobrir, com recursos próprios, os custos decorrentes da medida.
Cesan recebe homenagem na CMV
Empregados ativos e aposentados da Cesan serão homenageados durante uma Sessão Solene, nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Vitória (CMV). Serão 50 homenageados, em alusão aos 50 anos da empresa. A Sessão, realizada por iniciativa do vereador Luiz Paulo Amorim, contará com a presença do atual presidente da Companhia, Pablo Ferraço Andreão, e também de ex-presidentes. Para o presidente da Companhia a homenagem reconhece todo o trabalho que foi e que está sendo realizado para melhorar a qualidade de vida dos capixabas. “A Cesan evoluiu a olhos vistos. Entre 2003 e 2012 fez o maior investimento da história do saneamento no Espírito Santo. Em Vitória os serviços de esgoto saltaram de 56% da população, em 2007, para 90% em 2017”, disse Andreão.
R$ 110 milhões para o ES
Deputados capixabas definiram, nessa quarta (18), em Brasília, os itens prioritários para o Estado que serão assegurados na emenda impositiva de bancada. Serão R$ 110 milhões distribuídos entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam). Para a compra de equipamentos médicos, ambulâncias, carro para transporte de pacientes, entre outros, serão destinados 52 milhões e 500 mil reais. A emenda impositiva é aquela que obriga a União a executar as emendas coletivas, de bancadas estaduais e comissões permanentes, ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Melhorias na telefonia
O deputado estadual Dr. Rafael Favatto (PEN) é o responsável por uma indicação ao Governo do Estado para que seja instalada uma torre de telefonia móvel e internet 3G na comunidade de Alto Norte (Assunção), no município de Muniz Freire. Segundo o parlamentar, essa indicação atende às reivindicações dos moradores da região. “Considerando a má prestação de serviço pelas operadoras de telefonia móvel e internet nessa localidade e no seu entorno a instalação da torre irá inserir a comunidade no contexto tecnológico, não apenas no crescimento social, mas financeiro também, já que com a internet, o comércio ganha a possibilidade de fazer vendas com cartões de créditos impactando, positivamente, na renda da população, gerando também mais empregos”, finaliza.
Secretário citado em ação do MPES
O atual secretário de Saúde de Conceição da Barra, Eduardo Ribeiro Moraes e um empresário do município vão responder a processo por improbidade administrativa. A ação de autoria do Ministério Público Estadual (MPES), refere-se à contratação irregular de bancas para shows no verão de 2013, quando Eduardo era secretário municipal de Cultura. A legislação permite a contratação direta com os artistas ou com empresário exclusivo. No município, houve a participação de um intermediário, que não era empresário exclusivo, o que não é autorizado pela legislação.
Vedação a doadores de campanha
A Câmara de Nova Venécia aprovou um projeto que deveria ser repetido em todo o Brasil. O texto impede a nomeação para cargos em comissão de doadores de campanha eleitoral. O doador fica proibido de assumir qualquer cargo, de nomeação do político beneficiado, por cinco anos. O impedimento também vale se qualquer integrante da família doar dinheiro. O projeto é de autoria do vereador Antônio Emílio e precisa ser sancionado pelo prefeito Mário Sérgio Lubiana.
Novo endereço para prefeitura de VV
A prefeitura de Vila Velha terá novo endereço, em breve. O edital de chamamento será aberto no dia 06 de novembro, quando os grupos interessados deverão apresentar propostas de espaços que se adequem à prefeitura. Hoje, os serviços da administração municipal são pulverizados. Apenas 60% dos serviços estão na sede administrativa que fica na Avenida Santa Leopoldina, Segundo o secretário de Administração Rafael Gumiero, o modelo de contratação é diferenciado, conforme orientado pelo Tribunal de Contas da União. Trata-se de uma locação sob medida. Ainda segundo Rafael, o edital de chamamento vai priorizar técnica e preço – disponibilidade do espaço, adequação arquitetônica e de engenharia, mitigação de impacto viário, entre outros. “Quem apresentar o melhor conjunto e melhor preço vence o edital. A prefeitura deverá estar em novo endereço entre seis e oito meses.