A Convenção Estadual do PSDB está marcada para o dia 11 de novembro e já tem tucano reivindicando seus direitos. Segundo a militância, não é apenas uma questão de saber quem será o candidato, mas, uma demonstração de democracia e partidarismo. Tucanos indignados com ações que tem sido empurradas goela abaixo, querem contrapor ideias e tornar o partido independente desse ou daquele político, numa referência ao governador Paulo Hartung (PMDB), que através do vice César Colnago, tem, segundo a militância, tem dado as cartas por lá. Essa vai ser a Convenção das Convenções no PSDB.
Ampliação de licença
Uma bela iniciativa acaba de sair do gabinete do deputado estadual Bruno Lamas (PSB). Um projeto do parlamentar iguala a licença-maternidade das servidoras contratadas em designação temporária à das comissionadas e efetivas, que é de 180 dias. Atualmente, esse tipo de contrato dá direito à licença por 120 dias consecutivos. No entanto, o texto esbarrou “burocracia” do vício de iniciativa. Mas, o deputado já recorreu à Comissão de Justiça, que ainda não retornou.
Recomendação da OMS
Na justificativa da matéria, o parlamentar defende o princípio da isonomia para as servidoras, independente do tipo de contratação e ressalta a importância do contato entre mãe e filhos. “As mulheres trabalham com mais satisfação e tranquilas ao saberem que podem ficar com seus filhos nos seis primeiros meses de vida, salientando que esse período é, inclusive, recomendando pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde para a amamentação exclusiva”, justifica Lamas.
Acessibilidade em Vitória
Se o prefeito Luciano Rezende (PPS) sancionar a Lei, em breve, Vitória terá mapas táteis e informações em braille sobre a localização de lojas e escritórios em locais de grande circulação de pessoas como prédios públicos e a localização de atendimento em hospitais e estabelecimentos de saúde do município, por exemplo. Segundo o autor da matéria, vereador Duda Brasil, “a proposta visa ampliar a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual nos locais especificados”.
Convite e compromisso
O prefeito eleito de Fundão, Pretinho Nunes (PDT), foi pessoalmente ao gabinete do deputado federal e presidente do Solidariedade, Carlos Manato, para convidar o parlamentar para a sua posse que acontecerá na próxima sexta-feira (27). Manato se comprometeu a colocar emenda de R$ 400 mil para a revitalização do Ginásio de Fundão e uma ambulância para atender a população do município.
Vidigal de volta a Brasília
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) voltou, nesta segunda (23), às suas atividades em Brasília, após o acidente automobilístico que sofreu no dia 1º. Antes de que começar a semana que chamou de “decisiva para o Brasil”, o pedetista agradeceu às orações, solidariedade e manifestações de carinho de eleitores e internautas.