Diante de todo o reboliço causado pelas notícias não oficiais de que o governador Paulo Hartung (PMDB) vem sendo cotado para encabeçar chapas de diversos partidos, e até mesmo para ser vice de “famosos”, tem liderança política bem incomodada. O caso mais recente e mais latente diz respeito ao deputado estadual Bruno Lamas (PSB). Bruno já vem reclamando da falta de apoio do Governo do Estado há algumas semanas. Mas, nesta segunda-feira (13), ele não poupou críticas e citou obras, que segundo o socialista, estão abandonadas pelo governo.
Superávit de R$ 1 bilhão
“Não é hora de priorizar reeleição ou vaga de vice. É hora de trabalhar e ajudar os capixabas”, desabafou Bruno Lamas. Tenho alertado para a necessidade de distribuir com as prefeituras o grande volume de dinheiro em caixa.
É na cidade que a vida do cidadão verdadeiramente acontece. Lá ele vive e cria a sua família. Está comprovado o superávit de R$ 1 bilhão nos caixas do Governo do Estado.
Serra abandonada, diz Lamas
A maior cidade do Estado, a Serra, com maior população é responsável por 27,5% do PIB capixaba. Apesar disso, o município tem baixa renda per capita e uma população que precisa muito dos serviços públicos, como saúde, educação. Na cidade existem obras importantes totalmente abandonadas pelo Estado. Podemos citar o Contorno do Mestre Álvaro, que tem recurso Federal em caixa; o Contorno de Jacaraípe, abandonado, com a sua terraplanagem se desfazendo; a Escola Aristóbulo Barbosa, em Laranjeiras, abandonada com risco de demolição; a Rodovia ES 010, domínio do Governo do Estado e totalmente esburacada; entre outros exemplos.
Órgãos públicos fora da rede de esgoto
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales) vai discutir a situação dos mais de 80 órgãos públicos que estão fora da rede de esgoto, em 27 cidades nas quais a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) atende. A reunião será nesta terça-feira (14). São esperados para o encontro, o diretor administrativo e comercial da companhia, José Eduardo Pereira, a gerente comercial, Etelvina Jeveaux, e o coordenador do Programa Se Liga na Rede, Fernando Baptista.
Lista foi divulgada pela Cesan
A lista de quase 50 mil imóveis sem ligação foi divulgado em outubro pela própria empresa. Dentre os prédios públicos, quase todos na Grande Vitória, a listagem aponta escolas, postos de saúde, secretarias municipais, até quiosque de praia e central de distribuição dos Correios. São imóveis que têm a rede de esgoto disponível, mas não realizam a ligação, situação passível de multa.
Plano ou particular?
Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) projeto para tentar inibir uma prática que já se tornou comum em clínicas médicas particulares: a marcação de consultas relâmpago quando o paciente diz que é particular, e a notícia da espera de meses quando é por plano de saúde. O deputado estadual Enivaldo dos Anjos é o autor do texto que prevê punição para esse tipo de prática. “A prática de tratar de forma diferenciada pacientes de convênios e particulares é ilegal e discriminatória e precisa ser combativa, porque tira proveito da urgência por atendimento manifestada pela pessoa”, disse o parlamentar.