Chapa de Colnago reage e diz que tem maioria no ninho tucano

Faltando cerca de 24 horas para a Convenção Estadual do PSDB, a assessoria do vice-governador César Colnago, que disputa a presidência da sigla pela chapa 1, se manifestou nessa quinta-feira (9). Para a chapa, Colnago está com forte apoio, já que tem a seu lado 12 dos 13 prefeitos tucanos, a maioria dos vice-prefeitos, deputado estadual, ex-deputados, ex-prefeitos, presidentes de diretórios municipais, vereadores, segundo a chapa, todos com grande representatividade. Além disso, os diretórios de Serra e Cariacica, em sua maioria estão com Colnago, afirmou a assessoria.

Passando o lugar
Durante a coletiva dessa quinta-feira (9), no momento em que o governador Paulo Hartung deixava a mesa, já depois de assinar a autorização para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, ele disse ao secretário de Estado da Segurança Pública André Garcia: “Passe para o meu lugar, secretário. Pode se acostumar, se quiser”. Pra bom entendedor pingo é letra.

Pré-candidato do PODEMOS ao Planalto no ES
O deputado Hudson Leal (PODEMOS) esteve na última  quarta-feira, dia 08 de novembro  em Brasília, reunido com o pré-candidato a  presidente da república, senador Álvaro Dias e a presidente nacional do partido (PODEMOS),  deputada federal Renata Abreu, discutindo sobre as estratégias para as eleições de 2018 e acertando os detalhes da  vinda do presidenciável ao estado no próximo dia 9 de dezembro para o lançamento oficial de sua candidatura no Espírito Santo.

Nova função para de Biase
Gustavo de Biase (Rede) começou a acumular mais uma importante função no município da Serra. O atual secretário municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) agora também é o presidente do Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privadas (PPP) da Prefeitura. Gustavo explicou que entre as atribuições do Conselho estão a aprovação de projetos de parcerias público-privadas e as diretrizes para a elaboração de editais. “A previsão é de que a equipe se reúna nos próximos 15 dias para montar as ações e a agenda do Conselho”.

Tiro no pé
A Câmara de Vila Velha derrubou um veto do prefeito Max Filho (PSDB) a texto de autoria do seu líder na Casa, o vereador Rogério Cardoso (DEM). Parece até tiro no pé. O projeto obriga a prefeitura utilize asfalto permeável e implante rede de captação das águas pluviais nas principais vias públicas do município que apresentam problemas de alagamentos. De acordo com o texto do líder do prefeito, as despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento municipal. Veto derrubado, a lei será promulgada.

INSS sem déficit
O deputado Sérgio Vidigal (PDT) se manifestou sobre a Reforma Previdenciária. Segundo o parlamentar, não existe déficit no INSS. “O que acontece é que os empresários retêm do trabalhador, mas não repassam R$ 470 bilhões para a Previdência. O assalariado contribui de 8% a 11% para o INSS, enquanto o empregador só 8%. No setor público, nos estados e municípios, há casos em que o patronal contribui com até 25%. Enquanto isso, vemos o atual governo querendo retirar os direitos dos trabalhadores com a Reforma da Previdência e algumas categorias recebendo salários altos mais auxílios. Não podemos admitir isto”, disse Vidigal.

Idosos podem ficar livres das taxas de Marinha
Está mais perto do que longe de idosos ficarem isentos do pagamento de foros, laudêmios, taxas e multas devidas à União. O texto foi aprovado nessa quarta (8) pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Pela proposta, de autoria do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), ficarão livres dos pagamentos os idosos com renda igual ou inferior a 10 salários mínimos e que tenham só um imóvel. “A prática da isenção para os idosos já é algo comum para tributos municipais, como IPTU. Agora, o projeto depende de aprovação em mais duas comissões, podendo receber parecer conclusivo, sem a necessidade de votação no Plenário da Câmara. Dessa forma, vai direto para análise e votação no Senado”, explicou Lelo.