Diferente do que divulgou a assessoria do ex-presidente Lula, nem todo o trajeto da “Caravana Lula Pelo Brasil” é feita de ônibus, pelo menos, não por ele. O petista chegou ao Espírito Santo, nessa segunda-feira (com atraso de mais de uma hora) em um voo fretado, e do aeroporto até a Praça Costa Pereira, em Vitória, seguiu em um carro, acompanhado pelo presidente estadual do PT, João Coser e o deputado federal Helder Salomão.
Discursos e presente
Os petistas em cargos eletivos e até aqueles que andavam meio esquecidos apareceram no Ato Público organizado pelo partido, para receber Lula. O ex-prefeito João Coser foi um deles. Quando anunciado, Coser foi vaiado pela militância. Fontes do próprio partido atribuem as vaias, ao fato de João ter demorado para deixar o governo estadual. O ex-deputado Claudio Vereza presenteou o ex-presidente com uma casaca, instrumento típico da música capixaba, especialmente feita pelo Mestre Vitalino, que fez uma caricatura de Lula. O ex-presidente tocou um pouquinho e entregou o instrumento para um assessor.
Sem plano B
Em conversa com a Coluna, Claudio Vereza disse que não se deve antecipar qualquer posicionamento depois que o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região liberou seu voto – ainda sigiloso – para o revisor do processo. Lula recorreu no TRF-4 da decisão do juiz federal Sérgio Moro, que o condenou por ter, segundo a sentença, escondido ser o dono do triplex no Guarujá, em São Paulo. “Voto de juiz e urna são como barriga de mulher grávida, só se sabe quando apura”, brincou Vereza. Quando perguntado sobre quem seria a segunda opção do PT, caso Lula seja impedido pela Justiça, de concorrer à Presidência da República, Claudio Vereza disse: “Não tem plano B no PT, o plano é Lula presidente”.
Gratuidade
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa (Ales), Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garante gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal a maiores de 60 anos, menores de 6 anos e a pessoas com deficiência. A PEC foi encaminhada pelo Governo do Estado. O governador Paulo Hartung enviou mensagem anexa à PEC, afirmando que a proposta está em consonância com Lei Federal, que assegura ao idoso a gratuidade no transporte coletivo interestadual.
Tentativas
Vale lembrar que o próprio governo do Estado, sob o comando de Renato Casagrande (PSB), chegou a encaminhar à Ales uma PEC com, basicamente a mesma finalidade. A PEC foi aprovada em primeiro turno no final daquele ano. Quase um ano depois, em dezembro de 2015, a matéria retornou à Ordem do Dia para votação em segundo turno, mas foi baixada de pauta pelo governo, que no mês de agosto enviou Mensagem solicitando a sua retirada de tramitação, levando ao arquivamento da proposta.
O veto do governador
O governador Paulo Hartung vetou integralmente o projeto de autoria do deputado Euclério Sampaio (PDT), que previa a proibição à exposição de fotos, textos, desenhos, pinturas, filmes e vídeos contendo cenas de nudez ou referências ao ato sexual em qualquer espaço público destinados a atividades artístico-culturais do estado. No veto, o governador seguiu parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que considerou a iniciativa do Poder Legislativo inconstitucional.
Do Panamá para Cariacica
O vereador de Cariacica Edson Nogueira (PMDB) foi à Ales pedir o auxílio dos deputados membros da Comissão de Infraestrutura para três assuntos: implantação do sistema aquaviário, construção de abrigos de ônibus e conclusão das obras nas rodovias que cortam o município. O vereador frisou que o município é o mais carente da Grande Vitória e pediu “celeridade” ao governo. O presidente do colegiado, deputado Marcelo Santos (PMDB) informou que há empresas interessadas em operar o transporte aquaviário, inclusive um empresário do Panamá oficiou a comissão para que ela faça uma visita ao país para conhecer o sistema de lá.