Marina anuncia que quer disputar a Presidência em 2018

Nesse sábado, a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) anunciou sua pré-candidatura à presidência da República. O encontro do Elo Nacional do partido realizado nesse sábado (2), em Brasília, contou com presença de vários redistas capixabas, como o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, o ex-porta-voz da sigla no ES, Gustavo de Biase, a nova porta-voz, Lais Garcia e a ex-porta-voz estadual, Joelma Moraes. O nome de Marina ainda precisa ser aprovado na Convenção que vai acontecer em abril de 2018.

Chamada Escolar
A Câmara de Vila Velha aprovou, em regime de urgência, o Projeto de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que dispõe sobre a divulgação do cadastro de vagas das Unidades Municipais de Ensino Infantil (Umeis’s) e Educação Fundamental (Umef’s) no Portal da Transparência do site oficial da prefeitura de Vila Velha. Com o acolhimento do plenário, a matéria segue agora para sanção do Poder Executivo. De acordo com Chiabai, a ideia é a garantir a divulgação mensal, e não apenas anual, como acontece hoje, da lista de espera e da ordem das vagas, por meio do Sistema de Gestão de Vagas.

Contra a Reforma Previdenciária
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) voltou a se manifestar sobre a Reforma da Previdência, que está para ser votada na Câmara dos Deputados. “Quero reafirmar o meu compromisso de votar contra a Reforma. As alterações propostas pelo presidente Temer continuam penalizando o trabalhador. As mudanças não justificam porque o grande problema do déficit não é o INSS, quem tem um déficit grande são os institutos de previdência de estados, municípios, autarquias, dos Poderes Judiciário e Legislativo. Não podemos penalizar o operário que se aposenta, em sua grande maioria, com um salário mínimo” destacou o parlamentar.

Docas continua do ES
A privatização da Companhia Docas do Espírito Santo não vai mesmo acontecer, como informou essa semana, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella. “O ministro encaminhou um ofício ao secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos, recomendando a retirada da companhia do pacote de privatizações, lançado em agosto pelo governo federal”, disse o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB). O documento traz ainda parecer propondo a concessão apenas do terminal de Barra do Riacho, em Aracruz, o que, para Lelo, “muito pode contribuir para o desenvolvimento e dinamismo da nossa economia vinculada ao comércio exterior”. 

Andanças
E as andanças de olho em 2018 não param. O deputado federal Marcus Vicente (Progressistas) incluiu em sua agenda de trabalho pelo Sul do estado, uma visita ao município de Dores do Rio Preto para reunião com a executiva municipal provisória do Progressistas. Na ocasião, foram debatidas as necessidades do município.

Vida no trânsito
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), se comprometeu a pautar, em plenário, o projeto de lei que cria o Plano de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A matéria que tem como co-autor o deputado federal Paulo Foletto tem como objetivo reduzir à metade, no prazo de dez anos, o índice de mortes em acidentes de trânsito no País. O texto, que voltou à Câmara com duas emendas do Senado,  segue agora para o Plenário da Casa. “Estamos vivendo a década do trânsito. E não aprovamos nenhum projeto que prevê uma maior segurança para a população. Nosso projeto estabelece metas para as federações e principal é que não cria custos. Aproveitaremos a estrutura já existente nas polícias militar, rodoviária federal e corpo de bombeiros”, explicou Foletto.