Urgências demais em cima da hora

A data é 19 de dezembro. Penúltimo dia de trabalho na Assembleia Legislativa (Ales), antes do recesso parlamentar, que começa nesta quinta-feira (21). No Plenário da Casa, nada menos que 19 urgências para serem votadas, sem discussão aprofundada. Entre os textos, há três que concedem abono de Natal no valor de R$ 1 mil para a Defensoria Pública, Poder Judiciário e Tribunal de Contas. No fim das contas, todos os servidores públicos, de todos os poderes vão ganhar o abono. Um impacto de quase R$ 100 milhões nas contas públicas.

Buraco de fora a fora
A Coluna convida o secretário interino de Infraestrutura de Cariacica, Bruno Polez, para fazer um passeio de carro pelas ruas do município. Principalmente pela região de Jardim América, Bela Aurora, Alto Laje… na verdade, é bom que ele reserve algumas boas horas para passar por praticamente a cidade inteira. As vias estão totalmente esburacadas! Não há uma via inteira, sequer que não tenha pelo menos uma cratera pronta para quebrar os carros e destruir a diversão de fim de ano dos munícipes que pagam seus impostos em dia.

Trabalho de formiguinha
Pelas redes sociais, o prefeito de Cariacica, Juninho, vem divulgando a atuação dos homens da operação Tapa Buracos. Isso é louvável, mas, se for uma equipe com meia dúzia de pessoas, em um bairro por vez, vai demorar para alcançar tudo que precisa.

Afastamento na Semmam
O secretário de de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), de Vitória, Luiz Emanuel Zouain está afastado da pasta para acompanhar o tratamento médico do filho, que acontece em um hospital em São Paulo. Subsecretário Ademir Barbosa Filho assume a secretaria, temporariamente. Zouain retorna ao comando da pasta no próximo dia 26.

Progresso 
O Espírito Santo deve ter, em breve, Programa de Ressocialização de Presos e Egressos do Sistema Prisional do Espírito Santo. O chamado Progresso/ES, de autoria do Poder Executivo prevê convênios de entidades públicas e privadas com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) na contratação de obras e serviços. O projeto também contempla a reserva de 3% das vagas do Programa Nossa Bolsa aos egressos do sistema prisional do Espírito Santo, atendidos pelo Escritório Social da Sejus. Cada detento ou egresso não poderá ganhar menos do que um salário mínimo pelo trabalho.

O polêmico Malta
Sem nunca fugir de questões polêmicas, o senador Magno Malta (PR) falou, nesta terça-feira (19) sobre a condenação de Gustavo Corrêa, cunhado da apresentadora da Record TV, Ana Hickmann, que atirou em um suposto fã, que invadiu o hotel em que a personalidade estava, para matá-la. “São tantas incoerências, que a sociedade não acredita mais na justiça brasileira. Bandidos são soltos e vítimas são condenadas. Ao mesmo tempo em que a ex-primeira-dama, Adriana Ancelmo, que assaltou os cofres do Rio de Janeiro, é solta e volta para casa, um Procurador de Justiça pede 20 anos de prisão para Gustavo Corrêa, cunhado de Ana Hickmann, que ao salvá-la de um criminoso agiu em legitima defesa da vida.

MDB é o novo PMDB
Em Convenção na tarde desta terça (19), o partido que mais perdeu filiados, por causa dos escândalos de corrupção, mudou de nome. O PMDB agora é MDB (Movimento Democrático Brasileiro). A mudança ainda precisa ser validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas, o presidente Michel Temer adiantou que o MDB recupera suas forças. Além do PMDB, em 2017, outras duas siglas mudaram de nome: PTN agora é Podemos, e PTdoB é Avante.