Neidia Maura Pimentel acusada de peculato, concussão e associação criminosa

A presidente da Câmara Municipal da Serra, Neidia Maura Pimentel (PSD) começou a responder na Justiça, a processo por improbidade administrativa. Neidia é acusada, juntamente com o controlador interno da Casa, Flávio Elias Serri, de suposta prática de crime de peculato e outros delitos graves. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPES), em novembro de 2015 foi apresentada uma queixa crime contra os dois, que seriam os articuladores de um esquema de desvio de verbas públicas.

Como funcionava o esquema
O esquema funcionava assim: Flávio Serri contratava funcionários pelas empresas prestadoras de serviços para a Câmara, mas os servidores eram obrigados a se filiarem ao partido de Neidia, o PSD, e trabalharem para a sigla. Ou seja, trabalhadores terceirizados eram pagos com dinheiro público para arrecadar votos para partido político. Um dos servidores contratados foi demitido após negar a filiação partidária, dando início ao processo de investigação na Polícia Civil, que culminou na Ação por Improbidade Administrativa contra Neidia Maura Pimentel e outros servidores da Câmara, instaurada na última semana.

Neidia não quer se manifestar
A Coluna tentou falar com a presidente da Câmara Municipal da Serra, mas a assessoria informou que ela ainda não foi notificada e que só vai se pronunciar quando tomar conhecimento dos fatos. Neidia cumpre o quarto mandato como vereadora da Serra e desde 2015 preside a Casa de Leis. Após assumir a presidência, Neidia nomeou o seu correligionário, cabo eleitoral e braço direito, Flávio Elias Serri para o cargo comissionado de Coordenador de Controle Interno da Câmara. Ainda segundo a denúncia do MPES, Flávio e a esposa dele são acusados de cometer “Rachid”, exigindo devolução de parte do salário de uma servidora comissionada indicada por ele.

Escândalo do “Rachid”
Em outra parte do processo, há um depoimento “escandaloso” em que uma ex-servidora comissionada diz que foi contratada para trabalhar no gabinete da presidente da Câmara, Neidia Maura Pimentel, e que nos seis meses em que trabalhou, sacava R$ 3 mil, que era seu salário, mas entregava o dinheiro nas mãos de Neidia, que devolvia a ex-funcionária, apenas R$ 500. Outros servidores também teriam sofrido “Rachid” por parte da presidente da Casa.

Deputada em Feira Internacional da Agricultura
A deputada estadual Janete de Sá (PMN), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (ALES) é uma das representantes capixabas na comitiva que visita a FIERAGRICOLA em Verona, na Itália. Visando conhecer de perto a feira italiana, a parlamentar tem a oportunidade de avaliar setores com potencial para serem expostos no Espírito Santo, uma vez que o evento que acontece há 120 anos na Itália vai passar a ser realizado na capital capixaba, em agosto de 2018.

Estimular negócios
Ainda sobre a  FIERAGRICOLA a deputada Janete de Sá citou que o “objetivo ao aceitar o convite para conhecer o evento foi o de apresentar essa iniciativa aos produtores rurais capixabas, preparando-os para sua participação na edição da feira que será realizada no Espírito Santo. Como presidente da Comissão de Agricultura vou percorrer o Estado estimulando os nossos produtores a ampliarem seus conhecimentos e a conquistarem melhores resultados para seus negócios”, garantiu a deputada.

Findes apoia Reforma da Previdência
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), junto com o Fórum das Entidades e Federações (FEF), expressa seu apoio à Reforma da Previdência. “Já passou da hora de encararmos o déficit crescente do sistema previdenciário. A Reforma da Previdência impacta o setor produtivo, pois equilibra as contas do Governo e aumenta sua capacidade de investimento, além de evitar que mais impostos sejam criados para que a população arque com o rombo” citou a presidência da Federação.

Deputado econômico
O deputado estadual Hudson Leal (PTN) divulgou os números de seu mandato até 2017. Segundo o parlamentar, seu gabinete economizou 65,9% em três anos. Hudson ainda destaca que esteve presente em 100% das sessões deliberativas e que não gastou nenhum centavo com passagens aéreas ou diárias.