Ainda é um mistério quem será o sucessor de Marcos Pereira (PRB), capixaba que deixou o Ministério da Indústria após apresentar excelentes resultados. Diferente do que aconteceu com outros ministros, Marcos saiu da Esplanada dos Ministérios com excelentes resultados, o que deixou um gostinho de quero mais no Planalto. Michel Temer anda com dificuldades para encontrar um substituto para Pereira, segundo interlocutores do Governo, principalmente por causa da fidelidade do PRB com o Palácio.
Prova
O presidente do PRB capixaba, Devanir Ferreira conversou com exclusividade com a Coluna e disse que “diferente daquilo que foi noticiado como incógnita, o PRB provou que tem quadro para fazer boa gestão”. Para Devanir, o ex-ministro Marcos Pereira provou que “além da religiosidade é um gestor técnico e o partido vem provando em outros setores governamentais que tem quadro qualificado para encaminhar o Brasil do jeito certo”.
Nomes pós-Pereira
Devanir adiantou que o PRB tem dois nomes fortes da área técnica para substituir o capixaba Marcos Pereira. Um é do nordeste e o outro, do sudeste do País. Ambos, segundo o presidente da sigla no ES, são capacitados. “O próprio Planalto manifesta esse interesse para que o PRB permaneça à frente da pasta pelo bom desempenho. É um movimento espontâneo do presidente Michel Temer. Segundo Devanir Ferreira, Marcos Pereira está atuando em seu escritório de advogacia na capital do estado de São Paulo.
Café da manhã pré-eleições
Sobre as eleições de 2018, Devanir adiantou que na manhã desta segunda-feira (15), se tomou café da manhã com um grupo de partidos em uma padaria, e teve a adesão do PV, PSC, PTB, AVANTE e PSL. As discussões giram em torno das eleições proporcionais tanto para federal, quanto para estadual. Sobre as majoritárias nada tem sido discutido nos encontros das siglas. “Estamos discutindo as proporcionais. Aceitamos a entrada do PV, com uma condicionante: que não houvesse mandatários”, disse Devanir. É o caso do deputado federal Evair de Melo que está deixando a sigla, em breve.
PRB depeso
Ainda de acordo com o presidente do PRB capixaba, há peso para fazer um deputado federal e meio e até um senador e o governador do Estado. Quem pode ser? O próprio Devanir, que, com quase 37 mil votos, ficou com a primeira suplência nas eleições de 2014. Mas, também há nomes como o do presidente do PSC, vereador de Vila Velha, Reginaldo Almeida.
Marcos Guerra no PSL
Está tudo pronto para o pouso do ex-presidente da Findes, Marcos Guerra, no PSL. A filiação está marcada para o dia 20. Guerra também pode disputar uma cadeira em Brasília. Amarildo, o presidente do PSL, também está na disputa. Serjão, presidente do PTB, que é empresário do segmento de seguradoras é pré- candidato a federal, além de Cesar Lucas (PV) presidente da Câmara de Cariacica também é candidato a federal.
Corrida pelo Palácio
“Já estamos acordados a fazer uma convenção em cada partido e depois uma conjunta com participação de todas as siglas parceiras. Nessa ocasião, vamos definir um candidato ao governo estadual. Pode ser que surja uma vaga para o senado, governador e senadores”, concluiu Devanir Ferreira.