Campanha contra fake news

O Tribunal Superior Eleitoral usou as redes sociais para começar uma campanha contra as notícias falsas. Acima o pôster da campanha e o texto diz: “Fake News não são ficção ou piada. Impactaram os últimos debates públicos (…) É um assunto sério e impacta a política e o debate democrático!” A receita é simples: Antes de acreditar e compartilhar o que você recebe nas redes sociais, veja se vêm de um veículo de imprensa responsável e conceituado. Na dúvida é melhor não compartilhar, assim não será cúmplice de algo ruim para a sociedade…

Modernidade

A partir desta quinta, o Diário Oficial do ES vai estar disponível no WhatsApp. Quem quiser precisa preencher um cadastro no site www.dio.es.gov.br. Eles pedem nome, número de telefone e e-mail. A partir daí, toda manhã, a edição do dia vai ser enviada pelo aplicativo de mensagens.

Medo da chuva

Deputados estaduais usaram a tribuna da ALES nesta quarta-feira, para falar sobre a chuva e a cheia do rio Doce. Pediram para a Defesa Civil ficar em alerta (já estão) e criticaram a falta de planejamento para minimizar desastres (Defesa Civil do ES garante que faz isso). Parlamentares também pediram para serem informados sobre os problemas, pelas prefeituras.

Cadastro de pedófilos

Dep. Marcelo Santos (MDB) comemorou hoje um avanço no projeto de lei que prevê a criação de um banco de dados com nome completo, foto e características físicas de pessoas condenadas pelo crime de pedofilia. O projeto está na Comissão de Justiça para redação final. Se passar p ES será o quinto estado brasileiro com esse cadastro.

Tribuna acadêmica

Dep. Bruno Lamas (PSB) também comemorou a aprovação na Comissão de Educação, do projeto dele, que cria Programa Tribuna Acadêmica. O objetivo é levar os estudantes para dentro do parlamento. A matéria segue para votação em Plenário.