“Não vai ter dinheiro para segurança nos estados”

A frase do título é do ministro da Justiça Torquato Jardim, na reunião desta quinta com secretários de Segurança de Minas, São Paulo e Espírito Santo. Ele disse que se os estados que fazem divisa com o Rio precisarem de reforço na segurança, talvez possam ser enviados equipamentos, mas nada de dinheiro. Na tentativa de tranquilizar, o ministro disse que “Nunca houve migração de criminosos do Rio para outros estados”. Informação desmentida pelo próprio colega dele Raul Jungman. Em outro lugar, o ministro da Defesa foi abordado por jornalistas e disse que a migração acontece sim, porque sempre que se reforça a segurança numa região, os criminosos saem dela para outra. Enfim a reunião serviu para mostrar que os demais estados do Sudeste, vão ter que se virar sozinhos para garantir a própria segurança. Mas nosso secretário André Garcia parece que estava em outra reunião. Postou no Facebook que saiu “otimista do encontro com o ministro Torquato Jardim”.

Temer vai anunciar novo ministro no fim de semana

Fontes do Palácio do Planalto dizem que Temer já tem o nome do novo Ministro Extraordinário da Segurança e só não anuncia porque a Casa Civil está acertando como vão ficar as atribuições. É que esse novo ministério vai ficar com o comando da Polícia Federal e Rodoviária Federal, que sairão do ministério da Justiça. Depois de muito conversar com aliados, Temer teria ficado entre dois nomes. Um deles será Paulo Hartung? Saberemos em breve.

PH fica no MDB

Aliás o governador do ES parece ter desistido da ideia de sair do partido. Ele até foi pré-lançado como candidato a Presidência da República pelo presidente nacional da sigla Romero Jucá (MDB). Pode, no fim, ser um candidato a vice, na chapa do próprio Michel Temer. Nos últimos dias o presidente parece acreditar que pode se reeleger. Disse aos ministros que vai percorrer os estados nas próximas semanas. Só não usou o nome caravana.

Articulações no PSB nacional

Deputado Paulo Foleto (PSB) participou nesta quinta de um encontro nacional do partido em São Paulo. Na pauta a manifestação de apoio ao vice-governador paulista Márcio França. Ele será governador do maior estado brasileiro quando Geraldo Alckmin (PSDB) deixar o governo para disputar a presidência. Pode ser o início da costura política prevista pela coluna no início do mês. Uma composição nacional de PSDB e PSB que se refletiria nos estados e por aqui, forçaria os tucanos a terem de apoiar Renato Casagrande (PSB) ao governo. 2010 de volta?

DNPM vai virar agência reguladora

A senadora Rose de Freitas (MDB) disse que se reuniu nesta quinta com o ministro das Minas e Energia Fernando Coelho Filho para cobrar a criação da ANM, Agência Nacional de Mineração, já prometida por ele. O ministro disse que a agência pode ser criada em março. Toda a estrutura e os funcionários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) iriam para o novo órgão, mas a mudança não seria só de nome. Uma agência tem mais autonomia financeira e administrativa. Pode ser o fim da ingerência política na fiscalização da produção mineral, e mais rigor no setor responsável pelo maior desastre ambiental da história brasileira, a tragédia de Mariana.

Rose e o novo aeroporto

Logo depois da reunião com o ministro Fernando, Rose se encontrou com o gerente de negócios da Infraero Mark Martins. Ouviu dele que o novo terminal de Vitória vai ter farmácia, padaria, ótica, loja de bijuterias, restaurante e locadora de carros. Estão também em negociações hotel, centro de convenções e até hospital. Se o novo aeroporto for mesmo inaugurado em 29 de março como está marcado, já será ótimo!

Esclarecimento…

Ontem a coluna criticou a falta de uma foto do encontro entre Paulo Hartung e Michel Temer. Não foi culpa da assessoria do governador capixaba como deixamos a entender. O encontro foi a portas fechadas e ninguém pôde fotografar. Nossas desculpas aos colegas.