Assembleia Legislativa vota 10 vetos de Hartung nesta segunda

A Assembleia Legislativa (Ales) tem, nesta segunda-feira (05), a missão de votar nada menos que 10 vetos do governador Paulo Hartung (MDB) a textos do parlamento. Entre as matérias vetadas por PH, estão a que obriga atendimento exclusivo a idosos e pessoas com deficiência nos caixas eletrônicos, além do texto que que prevê a compensação pagamento de tarifa de pedágio na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A sessão começa às 15h. Todos os 10 projetos foram vetados integralmente por Hartung. Para a derrubada de veto são necessários, no mínimo, 16 votos. Do contrário, a matéria é arquivada.

Convocação 
A Comissão de Infraestrutura da Ales retomou os trabalhos nesta segunda (05) e convocar o diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-ES), Ênio Bergoli, para prestar esclarecimentos sobre a manutenção realizada na ponte. Bergoli deve comparecer à Casa na próxima segunda-feira (12). No dia 18 de dezembro de 2017, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) fez uma vistoria técnica na Segunda Ponte e apontou a necessidade de manutenção urgente. O Ministério Público Estadual será oficiado para apurar as responsabilidades sobre a manutenção da ponte.

Vereadora afastada
Nesta segunda (05), a Câmara Municipal de Linhares foi oficiada sobre o afastamento da vereadora Rosa Ivania Euzebio dos Santos, conhecida como Rosinha Guerreira, do cargo. A parlamentar, que chegou ficar presa no Complexo Prisional Feminino da cidade de Colatina, teve a liberdade provisória concedida pela Justiça, na última sexta-feira (02). Rosinha é acusada de cometer “rachid” e segundo seu próprio advogado, em depoimento, ela confessou o crime, mas não revelou valores, nem quantos funcionários de seu gabinete teriam sido vítimas. Rosinha Guerreira foi presa durante a Operação Salário Amigo, deflagrada pelo Ministério Público Estadual no dia 26 de fevereiro.

Marcus quer justiça
O ex-presidente do PRP, Marcus Alves está em busca de justiça. Ele foi acusado por um ex-servidor da Ales, de “rachid” e ameaça de morte, em agosto de 2017. Mas, segundo a Polícia Civil, que concluiu o inquérito, não foram encontradas provas do crime de “rachid” contra Alves. Na época da denúncia, a Assembleia Legislativa abriu uma sindicância, e Marcus, que era assessor do deputado Dary Pagung (PRP) foi exonerado. Ele também perdeu o cargo de assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado.

Convênio no sul
Após o retorno do atendimento, na última quarta feira (28), o Hospital Evangélico Litoral Sul (antigo Santa Helena), realizou na manhã desta segunda (05) a cerimônia oficial para assinar convênio entre a entidade e os municípios de Presidente Kennedy e Itapemirim, para funcionamento do Pronto Atendimento 24h. Com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Ricardo Oliveira, acompanhado do Subsecretário Fabiano Marily, os prefeitos Thiago Peçanha e Amanda Quinta relembraram todo esforço que fizeram para conseguirem a assinatura deste convênio.

Luta de prefeitos do sul
Ainda sobre a assinatura do do convênio do Hospital Evangélico Litoral Sul, Amanda Quinta foi bastante humana ao ponderar que a saúde nunca pode ser objeto de articulação política, que o principal é o povo. A prefeita fez questão de saudar, por diversas vezes, seu correligionário, senador Ricardo Ferraço, que se fez presente e prometeu destinar, como forma de emenda parlamentar, R$ 1 milhão. Thiago Peçanha, por sua vez, iniciou sua fala ressaltando a interlocução e parceria do município com o governo do Estado, puxando uma salva de palmas inclusive, para o governador. Dr. Thiago relembrou a luta de quando assumiu a gestão do município, e os aportes financeiros que vem realizando na área da saúde para cumprir seu principal foco que é cuidar de gente.