Comissão quer início da obra do Contorno do Mestre Álvaro

A Comissão que acompanha a fiscalização e retomada da obra do Contorno do Mestre Álvaro, se reuniu na tarde dessa terça-feira (13), em Brasília e aprovou uma audiência com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Sherman, para tentar liberar o início da obra. O coordenador da Comissão Externa, deputado Sérgio Vidigal (PDT), explica que a obra, inicialmente sob a responsabilidade do governo estadual, há oito anos não sai do papel. O atraso acarreta, segundo ele, vários problemas para a logística do estado e deixa inseguro o trânsito na região.

Acordo e desapropriações
Segundo Sérgio Vidigal, “em acordo fechado entre as partes, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) reassumiu recentemente a responsabilidade pela execução da obra, que havia sido repassada antes ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER-ES)”, explica. Entre os motivos para o atraso da obra estão as desapropriações necessárias, que no caso continuam conduzidas pelo DER.

Visita ao Cais das Artes
A Comissão de Cultura e Comunicação da Assembleia Legislativa (Ales), vai fazer uma visita ao Cais das Artes nesta quarta-feira (14), para acompanhar e fiscalizar a obra. Segundo a Comissão, mais de R$ 126 milhões foram empregados na obra, que está parada deste 2015, o que levou à degradação de diversos equipamentos. Após a visita, a intenção do Colegiado é apresentar um relatório de como o dinheiro público está sendo gasto.

O outro lado do Cais
O líder do governo na Ales, Rodrigo Coelho (PDT) defendeu o Executivo. Para ele, a obra foi uma “decisão estratégica”. A respeito do atraso na construção, o pedetista lembrou que a empresa que iniciou a obra em 2010 acabou falindo, por isso a obra parou em 2012. Em seguida ressaltou que o ex-governador Renato Casagrande (PSB) fez uma nova licitação para tentar terminar o Cais das Artes, mas que em 2015 novamente as obras foram paralisadas e que no momento toda a situação estava dependendo da resolução de um imbróglio judicial.

Piada do SUS
Durante a sessão dessa terça (13), da Ales, os deputados debateram sobre a Saúde. Doutor Hércules (MDB) destacou que havia muitas críticas à saúde pública, mas que era preciso cobrar do Governo Federal que ele colocasse mais dinheiro no Sistema Único de Saúde (SUS). “A tabela do SUS é uma piada. Não pode ficar colocando a culpa (dos problemas da saúde) só na conta dos municípios e do Estado”, afirmou. Freitas (PSB) fez coro. Ele disse que desde os anos 90 não ocorria reajuste na tabela do SUS e que a falta de contrapartida da União prejudicava a prestação de serviços de saúde nos municípios, simbolizada pelos hospitais filantrópicos.

Marcus Vicente em anúncio da CBF
Na condição de vice-presidente da Confederação Brasileira Federal (CBF), o deputado federal Marcus Vicente (Progressista), esteve no Rio de Janeiro, com o técnico Tite, nessa segunda-feira (12), para a anúncio dos jogadores que farão os últimos amistosos da Seleção Brasileira, antes da convocação final para a Copa da Rússia.

Blindados
A Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF-ES) recebeu os primeiros veículos blindados comprados através do convênio de aparelhamento com a ECO 101. Os veículos são para utilização nas unidades da PRF na BR 101 e começaram a ser entregues no último dia 08. As aquisições de veículos estão em andamento, com previsão de destinação de 20 veículos para o ES. Esse é mais um recurso a ser utilizado na Operação Égide Divisas ES/RJ/MG, fortalecendo a instituição no enfrentamento ao crime.