Janela Partidária vai mudar composição da Ales

Começa na semana que vem (07), a abertura da chamada “janela partidária”. Durante 30 dias, deputados podem mudar de partido sem perder o mandato ou ficarem impedidos de se candidatarem nas próximas eleições. Por isso, as atenções estão voltadas para Assembleia Legislativa (Ales), que pode ter sua composição alterada. Atualmente, a Casa é composta por parlamentares de 17 siglas, sendo que o MDB tem a maior bancada, com sete deputados. Em seguida vem o PDT. PT, PSB, PSDB, PRP e SD têm dois parlamentares cada. DEM, PR, PEN, PMN, PTC, PSD, Rede, Pode, PROS e PP são representados por um deputado, cada.

Procura-se Marcus Alves
O ex-assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado, Marcus Alves, denunciado por cometer “rachid” e ameaça de morte contra um ex-servidor da Assembleia Legislativa (Ales), está sendo procurado pela Polícia. Marcus, que foi coordenador estadual do PRP, não compareceu à Delegacia Patrimonial para prestar depoimento, como estava determinado. Segundo a vítima, Marcus deixou o o telefone celular com um amigo e disse que precisava viajar.

Exonerado e esquecido
O ex-assessor, que teria sofrido ameaças, relatou em depoimento, ter sido forçado a dar parte de seu salário a Marcus Alves, além de ter sido obrigado a contrair empréstimo bancário para beneficiar o então assessor. Marcus também foi homem de confiança do deputado estadual Dary Pagung (PRP) e estava lotado na Casa Civil do Governo do Estado desde 2016. Ele foi exonerado tanto da Ales quanto da Casa Civil, assim que foi denunciado, em agosto de 2017. Na época das acusações, Marcus Alves apenas disse que tudo era uma “orquestração para derrubá-lo”. A Coluna tentou falar com o advogado dele, mas, não houve retorno.

Sisudos
A Mesa Diretora da Câmara de Vitória, presidida pelo vereador Vinícius Simões (PPS), aprovou nessa quarta-feira (28), o Projeto de Resolução, do vereador Mazinho dos Anjos (PSD), que altera o Regimento Interno permitindo que a forma de tratamento dos vereadores “Vossa Excelência” possa ser substituída por “senhor vereador”, “vereador” ou “Senhor”. O vereador Davi Esmael (PSB) enfatizou também uma flexibilização no vestuário dos assessores durante as Sessões Ordinárias, que atualmente precisam usar terno e gravata. É o mínimo.

Leitura do reajuste
Deve ser lida na próxima segunda-feira (05), a proposta de autoria do Governo do Estado, que visa reajustar o valor do auxílio-alimentação dos servidores do Poder Executivo. O tíquete deve passar de R$ 220 para R$ 300 para jornada de oito horas diárias. O anúncio do reajuste foi feito pelo governador Paulo Hartung (MDB), durante prestação de contas, realizada na última quarta-feira (28). Na ocasião, PH adiantou que ainda neste mês vai enviar o projeto de reajuste salarial dos servidores públicos estaduais. O índice de reajuste não foi anunciado, mas o governador afirmou que a correção começa a valer ainda no mês de março.

Prestação de contas em Vix
Está marcada para a próxima segunda-feira (05), a prestação de contas do Secretário de Fazenda de Vitória, Davi Diniz, referente ao terceiro quadrimestre de 2017.  A prestação de contas se dará em audiência pública conforme determina a Lei Orgânica, no Plenário da câmara Municipal de Vitória (CMV).

Continua afastado
Por tão cedo o prefeito afastado de Itapemirim, no Sul do Estado, volta ao cargo.  A Justiça prorrogou afastamento de Luciano de Paiva por mais 90 dias. O Desembargador Adalto Dias Tristão relata na sentença, risco para ordem pública e ainda o proíbe de se aproximar de qualquer repartição da prefeitura. Luciano já foi afastado do cargo pelo menos outras cinco vezes, pela Justiça, por conta de uma Operação do Ministério Público Estadual (MPES), que investigou uma organização criminosa que tinha o objetivo de lesar os cofres públicos.