Com o encerramento do prazo, neste sábado (07), para filiação e troca de partido para aqueles que querem concorrer às eleições deste ano, desde o início da semana, o Diário Oficial do Estado vem trazendo em suas edições, exonerações de membros do alto escalão do governo. O mais recente e que chamou mais a atenção, diz respeito ao secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia (PSDB), que anunciou a saída da pasta na véspera do fim do prazo, ainda não definiu se será candidato a deputado federal ou estadual. Quem assume o lugar de André Garcia é o atual comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues.
Reforço de Maioral no PRB
Ainda na área da segurança, a corregedora da Polícia Civil do Espírito Santo, delegada Fabiana Maioral deixou o DEM e assinou sua ficha de filiação no PRB. Como o DEM caiu nas mãos do casal Ferraço, que declaram guerra contra Paulo Hartung, boa parte do “pessoal” da confiança do governador migrou para o PRB, que abriu as portas para os apoiadores de PH, como o ex-secretário de Esportes, Roberto Carneiro, que aliás, vai assumir a Casa Civil e o ex-secretário de Desenvolvimento, Rodney Miranda. Fabiana Maioral ainda não definiu a que cargo vai concorrer nestas eleições.
Outras saídas
Outras exonerações do alto escalão do Governo do Estado em virtude das corrida eleitoral, foram as de Neucimar Fraga, subsecretário de Desenvolvimento, José Carlos da Fonseca Júnior, secretário-chefe da Casa Civil, Julio Pompeu, dos Direitos Humanos, Vandinho Leite, de Ciência e Tecnologia e Octaciano Neto, da Agricultura. Todos pré-candidatos a deputado federal ou estadual.
Mais exonerações
Ainda foram exonerados para buscar votos no pleito de 2018, Leonardo Deptulski, que deixa o comando da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh); José Francisco Maio Filho, subsecretário de Agricultura; Anselmo Tozi, diretor de Infraestrutura de Reservação e Distribuição Hídrica da Agerh; Luiz Carlos Prezoti deixa a presidência da Ceasa.
Saídas em Vitória
Em Vitória, o destaque das exonerações para pré-candidaturas fica por conta das saídas de Fabrício Gandini, da secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação, Wallace Valente, de Esportes e Lazer e Lenise Loureiro, de Desenvolvimento da Cidade.
Realização de Casagrande
O pré-candidato ao governo do Estado, Renato Casagrande está com sorriso de orelha a orelha. Depois de muitas idas e vindas e muito diálogo, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Há alguns meses, em conversa exclusiva de Casagrande com a Coluna, Casagrande disse que sonhava com essa filiação e que Barbosa seria o candidato à presidência da República.
Majeski desembarca no PSB
E depois de um longo namoro com a REDE, acontece na manhã deste sábado (07), a filiação do deputado estadual Sérgio Majeski ao PSB, de Renato Casagrande e Joaquim Barbosa.
Rose vai pra cima
Após reuniões com a base e os pedidos dos presidentes da República, Michel Temer, e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), a senadora Rose de Freitas (MDB) reafirmou sua pré-candidatura ao Governo do Estado e disse estar determinada a disputar a convenção do MDB, prevista para acontecer entre os dias 24 de julho e 5 de agosto. “Estou vigorosa na determinação de ir à convenção”, afirmou Rose.
Veto parcial de reajuste
O governador Paulo Hartung decidiu vetar parcialmente o projeto que reajustava os salários de governador, vice e secretariado, totalizando 18% a partir de 2019. O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa (Ales), na última quarta (04), com emenda. Fica valendo apenas o reajuste de 5%, conforme texto original. Paulo Hartung alegou que não era oportuno o reajuste de 18% nesse momento.
Eder Pontes reassume o comando do MPES
O governador Paulo Hartung definiu Eder Pontes como o procurador-geral de Justiça que atuará no biênio 2018/2020. A definição de Hartung ocorreu após receber da atual procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo, a lista tríplice dos candidatos eleitos para concorrer ao cargo. A decisão do governador já foi publicada na edição extra do Departamento de Imprensa Oficial (DIO) publicada na noite dessa sexta-feira (06).
Aranha com finalidade
Depois de incomodar e constranger o empresariado capixaba e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que chegou a liberar recursos para a obra, o antigo-futuro restaurante giratório da Findes (famosa aranha da Findes), que nunca foi finalizado, acaba de ganhar nova e definitiva finalidade. O local vai acomodar uma incubadora de startups, local com infraestrutura para fomentar desenvolvimento e empreendedorismo.