Presidenciáveis à caminho do Espírito Santo

A próxima semana será movimentada aqui no estado, com a visita de dois presidenciáveis. Na segunda-feira (23), o pré-candidato pelo PRB, Flávio Rocha vem com agenda cheia. Ele começa o dia em Guarapari, em evento com empresários. À tarde participa de uma caminhada no Polo de Confecções da Glória e no fim do dia tem um encontro com membros do partido na Assembleia Legislativa. Antes de voltar pra casa, ele ainda participa de outro evento com empresários em Vitória.

Almoço com PH
Na quinta-feira (26), é dia de o estado receber o tucano Geraldo Alckmin, que acabou de se afastar do comando do Estado de São Paulo para a corrida eleitoral. Pela manhã ele vai se reunir com correligionários e à tarde fará uma palestra para empresários. Segundo o Palácio Anchieta, os dois presidenciáveis vão almoçar com o governador Paulo Hartung.

Destaque do secretário
Lideranças políticas e comunitárias de Vila Velha vem atribuindo ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho Machado e sua equipe, boa parte do sucesso de projetos que antes estavam no papel. É o caso do Núcleo de Desenvolvimento em Vila Velha. A redação do projeto estimula a ida de empreendimentos da área de tecnologia para o município. Uma área sem habitação localizada no bairro Morada do Sol pode receber as empresas do setor. “A garantia do zoneamento permitirá a construção de um parque ou polo tecnológico, por exemplo”, afirmou o secretário

Centro Cultural Indígena
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, deve anunciar, em breve, a construção do Centro Cultural indígena. Com espaço para música, artesanato e culinária, segundo o prefeito, o objetivo principal é fomentar o turismo no município, que deve receber investimentos da ordem de R$ 3 bilhões.

Reunião urgente
O prefeito de Cariacica, Juninho, se reuniu com vereadores na Secretaria de Infraestrutura, nessa sexta-feira (20). Juninho anunciou que assina, na segunda-feira (23), a Ordem de Serviço para recapeamento com recursos do financiamento aprovado pela Câmara junto ao Banco do Brasil. R$3,5 milhões estão garantidos para este serviço, segundo a prefeitura. Depois deste anúncio, o secretário de Infraestrutura já definiu que na terça-feira (24) irá à Câmara apresentar um planejamento com os vereadores para início das obras.

Os não convidados
Interlocutores disseram à Coluna, que já passava das 23 horas dessa quinta-feira (19), quando Juninho ainda ligava para os parlamentares para fazer o convite para a reunião. Embora a assessoria tenha confirmado que todos os vereadores foram chamados para o encontro da tarde dessa sexta (20), Sergio Camilo (PSC) e Professor Elinho (PV) disseram não foram convidados. O vereador Sergio Camilo garante que na próxima semana vai apresentar à Câmara o pedido de impeachment de Juninho, em virtude de sua “péssima gestão”.

Postes “multiuso”
Os postes da EDP poderão ser usados pela Prefeitura de Vitória para a instalação de câmeras de videomonitoramento. É o que prevê projeto de autoria do vereador Leonil (PPS) aprovado nessa quinta-feira (19), por unanimidade pela Câmara de Vitória. Atualmente, a concessão da EDP nos logradouros e vias públicas de Vitória não permite que a prefeitura utilize os postes de iluminação pública. “Não faz sentido a cidade gastar mais dinheiro para instalar esses dispositivos de segurança se já temos os postes. Além disso, a utilização dos equipamentos já existentes, auxilia na mudança de local das câmeras conforme a necessidade”, enfatizou Leonil. O PL agora segue para sanção do prefeito.

Revalida
A Comissão de Educação da Câmara, deu um passo importante para o exercício da Medicina no Brasil. Foi aprovado, essa semana o exame obrigatório de revalidação de diploma para médicos formados no exterior. O Revalida impede que profissionais que não sejam validados por prova e equivalência de currículos possam atuar no nosso país. Fui o relator do projeto de lei na comissão. A proposta segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovado sem mudanças, a matéria será levada diretamente para a sanção presidencial. O deputado federal Lelo Coimbra falou sobre o assunto em entrevista para o portal do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Oratória para vereadores
Assembleia Legislativa realizou  nessa sexta (20), workshop de oratória, para os vereadores capixabas. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo. Técnicas de impostação de voz, formas de improvisação e a importância da expressão corporal foram alguns dos temas abordados durante o workshop, ministrado pelo professor Carlos Lopes. A atividade de aproximação com as câmaras municipais também foi aberta a servidores e ao público em geral.