Na manhã desta quinta-feira (26) o ex-secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, esteve em Itapemirim, a convite do prefeito Dr. Thiago e do Secretário de Defesa Social Coronel Marcos Duarte Gazzanne, para realizar duas agendas distintas no auditório da Prefeitura Municipal. O ex- secretário realizou uma capacitação técnica para a Guarda Civil Municipal e servidores da Defesa Civil. André, que é Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco pontuou que, entre outros fatos, a queda da violência no Espírito Santo se deve a este trabalho de integração. O Estado chegou a ser o segundo mais violento do país, hoje ocupa a décima quinta posição.
Palestra em Itapemirim
Ainda em Itapemirim, André Garcia realizou uma palestra sobre violência doméstica e o combate a violência contra a mulher. Com auditório lotado, cerca de 130 mulheres acompanharam a dinâmica da lei e sua aplicação prática quanto ao tema. Ao lado de representantes das Policias Civil e Militar, representadas pelo Delegado de Polícia Djalma Pereira Lemos e do Capitão Luciano Nunes, respectivamente, os participantes participaram de uma mesa redonda, onde puderam tirar suas dúvidas com os mesmos.
Obras inacabadas
O deputado Bruno Lamas (PSB) é o autor de um projeto que quer proibir a inauguração e entrega de obras públicas estaduais inacabadas ou que, ainda que concluídas, não atendam ao objetivo para o qual foram destinadas. A proposição inclui obras de construção, reforma, recuperação ou ampliação realizadas com recursos públicos estaduais e que sirva para uso direto ou indireto dos capixabas. O PL inclui escolas, unidades de saúde, restaurantes populares, rodovias e ferrovias, terminais, equipamentos esportivos e culturais e unidades de conservação voltadas à visitação pública, entre outras obras públicas. Na justificativa da matéria, o autor explica que o objetivo do projeto de lei é incrementar o controle social e inibir o uso de obras públicas como estratégia eleitoral.
Inauguração do aeroporto de Linhares
Está tudo pronto para a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do novo Aeroporto de Linhares, na próxima segunda-feira (30). O evento marcado para às 16 horas contará com a presença do governador Paulo Hartung e do prefeito do município, Guerino Zanon. O orçamento previsto para a obra é de R$ 38 milhões e o prazo para conclusão é de 12 meses. O novo Aeroporto de Linhares terá uma nova pista de pousos e decolagens. A extensão da pista será aumentada de 1.350 metros para 1.850. O terminal de passageiros será ampliado de 60m2 para 2.500 m2.
Mantida intervenção no Dnit
Está mantida a intervenção no Dnit, para realização das melhorias na BR-259, entre João Neiva e a divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais. A decisão da Justiça Federal é em resposta a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que alega que antes do interventor Giovani Borgo Sardi entrar no jogo, o órgão “solenemente ignorava” as decisões judiciais. Por compreender que só com a intervenção as medidas estão sendo adotadas, o MPF pediu a manutenção do interventor no órgão.
Prazo estranho
O deputado federal Carlos Manato (PSL) divulgou, nesta quinta-feira (26), que deve entrar na pauta de votação do Senado, nos próximos cindo dias o projeto de sua autoria, que irá garantir aos advogados, o direito de apresentar defesa oral, durante julgamentos em tribunais, entre outros benefícios. A Coluna lembra que nos próximos cinco dias o Congresso Nacional estará deserto, em virtude do feriado prolongado, que aliás, já começou e que, ao contrário da duração que vai valer para todos os trabalhadores, para os políticos, essa “folgona” vai até o dia 08 de maio.