Prefeitura da Serra aciona a Justiça para garantir votação de PL

A prefeitura da Serra entrou na Justiça, com um mandado de segurança contra o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Caldeira e o 1º secretário da Mesa, Roberto Catirica, para garantir a inclusão na pauta de um projeto que está com prazo esgotado. Na última semana o prefeito Audifax Barcelos (REDE) havia encaminhado uma notificação sobre a urgência da matéria, tendo em vista que trata-se de uma série de medidas que têm o objetivo de atrair empresas e abrir mais de 4 mil vagas de emprego.

Cancelada visita de Alckmin
Um desencontro na agenda do tucano Geraldo Alckmin, fez com que o presidenciável cancelasse sua vinda ao Espírito Santo, marcada para quinta-feira (26). Segundo a assessoria, Alckmin está em Salvador (BA), onde fica até quinta, em um evento sobre Produção Agropecuária. Vale destacar que Geraldo Alckmin lançou sua pré-candidatura a presidente da República, mas outros tucanos, como o senador Aécio Neves e o prefeito de São Paulo, João Doria, querem a mesma coisa.

Doria mais encorpado
Com o envolvimento tanto de Geraldo Alckmin, quanto de Aécio Neves em escândalos políticos, João Doria ganhou musculatura dentro do PSDB. A convenção que vai decidir quem será o candidato do partido à Presidência da República acontece em julho.

Lamas quer revogar Portaria do MEC
No último dia 19, o deputado Bruno Lamas (PSB) esteve com a Procuradora da República Elisandra Oliveira Olimpo explicando os motivos que resultaram no pedido da ação anulatória,  na Justiça Federal para revogar a Portaria do Ministério da Educação (MEC) que suspende por cinco anos, a criação de cursos de medicina no País. Dentre os argumentos estão a ausência de debates com sociedade e discussões com as associações representativas de classe, além da falta de mão-de-obra médica no Estado. O próximo passo do deputado será uma Audiência Pública para tratar o assunto na Comissão de Educação da Ales.

Balança irregular
A Comissão de Segurança da Ales recebeu denúncias sobre a balança móvel de veículos e cargas utilizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Colatina. As reclamações são dos transportadores do setor de rochas. Os transportadores alegam que carretas carregadas com blocos de granito com peso dentro dos limites da lei são multadas pelo Dnit. Segundo a advogada dos transportadores, o problema é apenas com a balança móvel do Dnit porque o equipamento fica no nível do asfalto, o que altera o peso da carga, e eleva esse peso em média três toneladas. Nas balanças da Polícia Rodoviária Federal e dos portos os pesos das cargas ficam dentro da legislação”, explicou.

Reunião com Dnit
O deputado Da Vitória (PPS) recebeu as reclamações dos transportadores do setor de rochas. Ele sugeriu que a comissão e os representantes dos transportadores façam uma reunião com o Dnit para discutir a situação. “Esse é um tema muito sério. Precisamos dialogar com o Dnit, e não permitir que trabalhadores bem intencionados sejam prejudicados por equipamentos inadequados para fiscalização. E se o erro for comprovado, iremos encaminhar o caso ao Ministério Público Federal para análise”, afirmou. O presidente da Comissão de Segurança, deputado Gilsinho Lopes (PR), informou que irá agendar uma reunião com o Dnit para discutir a situação.

Posse na PM
Tomou posse o novo comandante da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho. Na ocasião, o novo secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues anunciou investimentos da ordem de R$ 300 milhões. O coronel Ramalho substitui o coronel Nylton, que passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública, antes comandada por André Garcia, que deixou a pasta para disputar as eleições de 2018.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória