Após 15 anos tramitando no Congresso Nacional, a Lei que flexibiliza o horário de veiculação do programa “A Voz do Brasil” foi sancionada pelo presidente Michel Temer. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. O programa, que está há mais de 80 anos no ar, poderá ser veiculado pelas emissoras de rádio no intervalo das 19h às 22h e não mais obrigatoriamente das 19h às 20h. O presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Espírito Santo (Sertes), Fernando Machado prestigiou a solenidade. Logo depois, juntamente com com os líderes de bancada e presidentes de Associações e Sindicatos dos estados capitaneados pela Abert e Abratel, Machado almoçou na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, o presidenciável Rodrigo Maia (DEM).
O reajuste do governo
O governo do estado não tem do que reclamar, quando o assunto é a saúde do caixa. Um dia depois de anunciar o reajuste de 5% aos servidores públicos estaduais, o Poder Executivo conseguiu que a Assembleia Legislativa aprovasse o aumento do salário do governador, vice e secretariado. O detalhe ficou por conta da emenda da Mesa Diretora relatada pela deputada Janete de Sá (PMN), que aumenta os subsídios dos ocupantes desses cargos em aproximadamente 13%, a partir de 1º de janeiro de 2019.
Justificativa da relatora
Janete de Sá alegou ser necessário fazer justiça aos servidores que não alcançam o chamado “abate-teto”. Janete lembrou que os servidores do Executivo que chegam ao final de suas carreiras e não podem receber mais do que o governador. “É para fazer justiça aos auditores fiscais, delegados e oficiais da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros”, explicou a relatora.
Para PH tuíte de general foi inadequado
O governador Paulo Hartung se manifestou sobre o tuíte do General do Exército Villas Bôas. “É inadequado o posicionamento do general. Toda vez que o país enveredou para esse tipo de interferência, o rumo seguido foi perigoso e equivocado. Sou um defensor da liberdade de expressão, mas sou a favor também que cada instituição cumpra seu papel que está definido na Constituição Federal. Alerto que o momento político que estamos vivendo é gravíssimo e impõe a todos atitudes republicanas que abram as condições para que o país volte ao rumo positivo o mais rápido possível”, declarou Hartung.
Rose, a escolhida
Em conversa na tarde desta quarta (04), em Brasília, Eunício Oliveira (MDB-CE), presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, fez um apelo à senadora Rose de Freitas (MDB) para que permaneça no partido. Dirigindo-se à senadora, Eunício disse que “você é a candidata que nós gostaríamos de ver escolhida” para o Governo do Espírito Santo. Por fim, o senador Eunício destacou que a escolha do candidato do MDB ao governo do Estado cabe à maioria dos convencionais.
Raquel Lessa é do PROS
A deputada estadual Raquel Lessa deixou o Solidariedade, e como a Coluna havia antecipado, confirmou hoje (04) sua filiação ao PROS. Segundo Raquel, ela recebeu diversos convites de outros partidos, e após uma conversa decisiva com o presidente do PROS, o deputado estadual, Sandro Locutor, optou por entrar, por acreditar que “juntos vamos avançar ainda mais com este projeto de mudança e renovação para o Espírito Santo”.
Almoço com pré-candidatos
Em tempo, o deputado Sandro Locutor falou à Coluna sobre o almoço com pré-candidatos do PROS, marcado para a próxima sexta-feira (06), em Vitória. Segundo o presidente estadual, a sigla conta, até agora com 35 pré-candidatos a deputado estadual, sendo 25 homens e 10 mulheres. Já para a disputa para deputado federal, o partido tem, nesse momento 10 candidatos, sendo sete homens e três mulheres.
Evair no PP
Para o PP do deputado federal Marcus Vicente, o próximo sábado(07), será de vital importância para os progressistas capixabas. Isso porque o partido vai realizar o fechamento das filiações realizadas até agora. Ao mesmo tempo, o evento acontece em diversos municípios do Espírito Santo. Para Marcus Vicente os progressistas vão consolidar a meta estabelecida nas últimos anos que é de tornar o PP um dos grandes partidos no Espírito Santo e no Brasil. “ O PP cresce no número de filiados e se diferencia por ser propositivo. Temos projetos para o estado e para o país e queremos debater nossas propostas de governo com a sociedade “, enfatiza o deputado e presidente do PP no estado. Nessa quarta (04), o deputado Evair de Melo tornou-se “progressista”, sob os olhares do ministro Blairo Maggi.
Assinaturas
Os capixabas Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB) estão entre os vinte senadores que assinaram a carta aberta à ministra Cármen Lúcia, em que defendem a prisão após condenação em segunda instância. “Não pode haver dúvidas de que a lei vale para todos. Ademais, após a segunda instância não se discute mais a materialidade do fato, nem existe produção de provas, apenas se discute legislação e Direito”, diz trecho do documento.