O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quarta-feira (18), a cassação do mandato do deputado estadual Almir Vieira (PRP). Ele é acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), de desviar mais de R$ 250 mil da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo para bancar sua campanha nas eleições de 2014, quando foi eleito. A Operação Maçarico,, da Polícia Federal confirmou os repasses, durante as investigações. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato de Almir, no ano passado e determinou seu afastamento, mas ele recorreu ao TSE, e continuou na Assembleia Legislativa (Ales).
Deputado nega acusações
Ainda sobre o caso de Almir Vieira, como ainda cabem recursos vai continuar cumprindo o mandato. Segundo a defesa do parlamentar, assim que a decisão desta quarta (18) for publicada, eles vão entrar com mais um recurso no próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Se esse recurso não foi acolhido vamos recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado Almir Vieira recebeu com tristeza, a decisão do TSE e nega todas as acusações.
Os suplentes de Almir
Com a possível saída do deputado estadual Almir Vieira, cassado pelo TSE, quem deve assumir a vaga é Claudia Lemos, que era Diretora-presidente do IPEM-ES e se filiou recentemente ao PRB. O problema de Claudia é exatamente que ela mudou de partido. Então quem pode judicializar a questão para entrar é o terceiro suplente, o vereador de Vitória Wanderson Marinho. Só para destacar, Claudia era filiada ao PRP.
Malta do lado de Bolsonaro
O senador Magno Malta (PR), usou o plenário do Senado nessa terça-feira (17) para defender o deputado federal, Jair Bolsonaro (PSL), pré-candidato a Presidência da República, acusado de racismo pela Procuradoria-Geral da República. “Eu sou negro e estou com Bolsonaro”, exemplificou Magno Malta, que já trabalhou com a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, no combate ao narcotráfico e acha que é um grande equívoco processar Jair Bolsonaro por crime de racismo.
Malta comemora resultado no STF
Ainda sobre Magno Malta, o parlamentar parabenizou a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal , que defendeu a prisão após condenação na segunda instância. Magno Malta concluiu registrando o repúdio ao foro privilegiado e falou do 5 a 0 de Aécio Neves, no Supremo, passando à condição de réu.
Ales Digital
A página do projeto Ales Digital na internet foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (18), em cerimônia no Plenário Dirceu Cardoso. O evento contou com a presença dos chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública, além de representantes do Executivo. O novo portal foi apresentado pelo servidor Marcos Pontes de Aquino, que é consultor parlamentar temático da Casa. Segundo ele, a virtualização dos processos legislativos e administrativos gerará uma economia anual de R$ 1 milhão para a Assembleia Legislativa.
Eleições na CMA
Está marcada para o próximo dia 24, a sessão que vai eleger a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anchieta. O atual presidente da Casa, Tassio Brunoro destacou que esse é um momento econômico, financeiro e social do município de Anchieta que requer “maior estabilidade e qualidade de planejamento das ações”.