Na foto: vereador Rodrigo Caldeira
A Câmara Municipal da Serra (CMS) deu mais um espetáculo nesta quinta-feira (17). Uma sessão extraordinária, presidida pelo vereador Robinho Gari (PV) foi realizada fora da Casa de Leis. Segundo parlamentares que participaram da sessão no Centro de Vivência da Serra Sede, a Câmara teria sido fechada por ordem do presidente em exercício, Rodrigo Caldeira (REDE), mesmo partido do prefeito Audifax Barcelos. Rodrigo era da base, mas assumiu oposição ferrenha ao governo. Ainda segundo os vereadores, até a energia elétrica e água da Casa foram cortadas para justificar o fechamento do local.
Vereador assessor do presidente da Câmara?
O tumulto começou na manhã desta quinta (17), quando 12 vereadores chegaram na Câmara para votar um projeto que autoriza a prefeitura a fazer um empréstimo de R$ 130 milhões para a execução de obras no município. Por não concordar com o projeto, Rodrigo Caldeira teria, segundo alguns parlamentares, teria impossibilitado a abertura da Casa de Leis. O grupo de 12 vereadores aprovou a matéria, autorizando o empréstimo. A Coluna ligou para o gabinete do presidente da Câmara, mas, quem atendeu a ligação foi o vereador Roberto Catirica, que estava no gabinete de Caldeira. Catirica informou que estava respondendo pelo assunto. No entanto ao ser questionado sobre a situação na Casa, ficou bastante alterado e não quis explicar o que fazia no gabinete do colega, nem o motivo do fechamento da Câmara nesta quinta.
Na foto: vereador Roberto Catirica
Contra novos municípios
O deputado Lelo Coimbra (MDB) foi o único da bancada capixaba, na Câmara Federal a votar contra a o regime de urgência para o projeto que regulamenta a a criação de mais de 400 municípios no Brasil. “Infelizmente, a maioria dos parlamentares da Câmara votou a favor. Foram 337 votos a favor, 36 contra e 2 abstenções. Podem ter certeza que votarei contra o projeto final e vou trabalhar para que mais deputados se posicionem contra essa total falta de bom senso com o dinheiro público e a realidade financeira do nosso Brasil”, disse Lelo. O deputado Paulo Foletto (PSB) estava ausente da sessão.
Happy Hour com o governador na Pan Vitória – #PartiuPraCima
Em clima de descontração, o governador Paulo Hartung participou do programa Happy Hour da Jovem Pan Vitória. Durante o bate-papo com o apresentador Serjão Nascimento, Hartung falou sobre os projetos relacionados a educação no Estado. Foram mais de 20 minutos de conversa sobre os principais projetos do governo para a área da Educação. “Quando a gente olha o Brasil é uma coisa, mas quando observamos o Espírito Santo e o país no mundo, precisamos reforçar nossa ‘musculatura’. É nisso que trabalhamos em nossos projetos voltados para a educação”, disse o governador. Para Serjão Nascimento, a participação do governador é uma oportunidade do tema chegar aos jovens e a todas as faixas de ouvintes da rádio, já que o assunto é pertinente para todos.
Exclusiva com Hartung
E não parou na Pan Vitória! O governador Paulo Hartung, conversou com exclusividade com o jornalista e apresentador do Cidade Alerta ES, Fernando Fully. Na entrevista, PH falou sobre o “tripé da educação” no Estado, os três programas prioritários: Escola Viva, Jovem do Futuro e o Pacto pela Aprendizagem (PAES). Hartung falou sobre os desafios enfrentados pelo Espírito Santo e por todo país para solucionar alguns problemas que acometem o Brasil. “As políticas públicas estão repetindo erros do passado, nossos e dos outros, e levando um país, que estava começando a respirar e melhorar a vida, para uma situação desagradável como esta. Nós temos que pensar como tirar o país dessa encrenca que entrou”, disse.
Segundo Dia D em Viana
O município de Viana é o único da Grande Vitória a ter o segundo Dia D de vacinação contra a gripe. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblim, a medida foi adotada para facilitar o atendimento das pessoas e evitar transtornos para o público durante a campanha, que vai até o dia 1º de junho. “Elaboramos um cronograma que contempla todas as regiões do município durantes semanas e os Dias D em dois sábados em grupos de bairros específicos”, disse Reblim. No último sábado (12), aconteceu o Dia D da campanha em todo o Brasil.
Escola Sem Partido aprovado em comissão na CMV
O projeto de lei “Escola Sem Partido”, apresentado pelo vereador Davi Esmael na Câmara Municipal de Vitória (CMV), foi aprovado pela Comissão de Justiça da Casa nesta quinta-feira (17). Agora, o texto passará pelas comissões de Cidadania e Direitos Humanos e, depois, Educação. A intenção do projeto é evitar que preferências políticas, religiosas ou ideológicas dos profissionais de educação ganhem maior espaço no ambiente escolar do que os conteúdos didáticos.
Certificação em Pet Shops
Os Pet Shops localizados em Vitória podem ser obrigados a afixar em local visível o comprovante de capacitação profissional de tosadores e banhistas. A regulamentação, proposta pelo vereador Leonil por meio de um Projeto de Lei, foi aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 09. Segundo Leonil “o objetivo é aumentar o poder de escolha do cidadão, além de garantir o respeito e bons tratos aos animais, preservando as condições de higiene de modo que se previna o contágio e a proliferação de zoonoses, lesões e falhas nos procedimentos”.
Secretária de Saúde de Cariacica pede demissão
Foi confirmado pelo prefeito de Cariacica, Juninho, em conversa exclusiva com o jornal online Folha Vitória, o pedido de demissão da secretária municipal de Saúde Stéfane Legran Gonçalves Vilaça Macedo. Segundo Juninho, a demissão nada tem a ver com o episódio envolvendo o médico e ex-vereador Aurédio Couto, que teve um surto e quebrou uma sala numa Unidade de Saúde do município, alegando falta de condições para atender a população. Ainda de acordo com o prefeito, as conversas com Stéfane ocorriam há cerca de 30 dias e que quem vais substituí-la provisoriamente é a secretária de Gestão e Planejamento, Claudia Hackbart. A Coluna tentou falara com a agora ex-secretária, mas ela não atendeu as ligações.