O Espírito Santo foi alvo da 51ª etapa da Operação Lava Jato, nesta terça-feira (08). Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em um escritório na Mata da Praia. O foco dessa fase da força tarefa é o repasse de cerca de R$ 200 milhões a ex-executivos da Petrobras e os partidos MDB e PT. Em nota, o MDB-ES informou que “fatos que vieram a público envolvendo a Operação “Deja Vu”, deflagrada hoje, não têm nenhuma relação com o MDB-ES”. A nota segue dizendo que a Executiva Estadual da sigla apoia as investigações.
Novo secretário de Turismo
Foi nomeado nesta terça (08), o novo secretário de Estado de Turismo. Paulo Renato Fonseca Junior passa a comandar a pasta. Para o novo secretário, o turismo é muito importante para o Espírito Santo, porque ele reflete em outros segmentos, além de reforçar o apoio à convergência entre as secretarias. “Vamos nos aproximar ainda mais dos municípios, fazer um planejamento amplo, que não se limita a 2018. Quero deixar projetos e resultados que possam ter continuidade. Precisamos trabalhar neste sentido, somando e deixando uma estrada muito boa”, explicou Paulo Renato.
Uso restrito
Não é a primeira vez que isso acontece no Espírito Santo, no entanto, causa estranheza esse tipo de ato por parte de uma prefeitura. Desta vez, a Câmara de Vereadores de Anchieta tem a missão de analisar o projeto do prefeito Fabrício Petri, que tem o objetivo de “fomentar o comércio local através da imposição territorial para a utilização do auxílio alimentação, recebido mensalmente por 1.575 servidores no valor de R$ 500 cada”. Segundo a prefeitura, com a sanção da Lei, cerca de 9 milhões na economia local e ajudar a evitar o desemprego no município, que hoje figura em 27% da população.
Novo empreendimento chega ao ES
Está chegando ao Estado, a empresa Mondelez Brasil, dona de marcas como Lacta, Oreo, Club Social, Tang e Trident. A instalação da Mondelez Brasil em solo capixaba é resultado de uma reunião, em outubro de 2017, entre o governador Paulo Hartung e as secretarias de Estado da Fazenda e de Desenvolvimento culminou na vinda da empresa para o Espírito Santo. A chegada do novo empreendimento foi viabilizada por meio do Contrato de Competitividade (Compete ES) que, só em abril de 2018 já cadastrou 30 novas empresas em várias cidades capixabas. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, a vinda da Mondelez para o ES demonstra o crescimento do setor atacadista, especialmente acelerado a partir da convalidação dos incentivos ao desenvolvimento.
Decisão pessoal
O balde de água fria da semana ficou por conta da declaração do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (PSB). Ele usou as redes sociais para dizer que, após muitas semanas de reflexão, finalmente chegou a uma conclusão. “Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, disse Barbosa.
Fôlego para Patrick
O vereador de Viana Patrick Hernane, o Patrick do Gás (PDT) ganhou mais uns dias para respirar aliviado e se manter na cadeira na Câmara Municipal. O julgamento na Segunda Instância, de seu recurso, marcado para esta terça (08), foi adiado para a próxima quarta-feira (16), segundo informou seu advogado, Homero Mafra. Patrick foi condenado a sete anos e seis meses de prisão em regime inicialmente semiaberto e multa, pelo crime de “rachid”.