Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES
Nesta quarta-feira (30), o governador Paulo Hartung recebeu a cônsul-geral da Noruega, Sissel Hodne Steen, para debater oportunidades entre os capixabas e norueguês. Entre as oportunidades estão a Escola Viva, iniciativas no meio ambiente, indústria de gás e petróleo, além do setor de madeira e celulose. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, na Cidade Alta, em Vitória. O governador destacou que já visitou a Noruega com objetivo de estreitar parcerias entre os poderes públicos e privados. “Temos grandes possibilidades para interagirmos mais e montarmos novas parcerias entre o Espírito Santo e a Noruega”, salientou durante a reunião de trabalho.
Café da manhã com servidores
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Erick Musso tomou o café da manhã desta quarta (30), com os servidores da Casa, que prestam serviços no Cerimonial, Biblioteca, Procon, Procuradoria da Mulher e Escola do Legislativo do Parlamento capixaba. “Um agradável café da manhã para um grupo aguerrido e empenhado, junto com a nossa gestão, em fazer a Assembleia Legislativa cada vez mais moderna, dinâmica e útil para servir o povo do Estado. Afinal, essa é a nossa função: servir, da melhor maneira possível, a população. Pude agradecer, mas principalmente, pude ouvir as manifestações dos funcionários”, disse Erick.
Condenação desapercebida
O ex-secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu se manifestou sobre a condenação do do deputado Nelson Meurer (PP), primeiro político com foro privilegiado a ser condenado da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). “No meio de toda essa confusão de paralisação de caminhoneiros, passou quase desapercebida a condenação do deputado Nelson Meurer. Condenado mas não apenado. Apesar do STF ter decidido a pena de quase 14 anos de prisão, em regime fechado, ainda falta publicar a decisão. E há publicações que duram até 60 dias, em meio a recursos, recursos dos recursos, enfim, burocracias e o quase infinito ritual processual que, de tão lento, redundante e frustrante, acaba gerando sensação de impunidade até quando pune”, declarou Pompeu.
Pedido de cassação
Os vereadores de Vitória, Max da Mata e da Serra, Guto Lorenzoni, podem ter os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). O Ministério Público Eleitoral (MPE) fez o pedido alegando que os parlamentares, eleitos em 2016, pelo PDT e PP, respectivamente, deixaram as siglas sem a chamada justa causa e fora do prazo. Max foi para o PSDB e Guto para a Rede Sustentabilidade. Max da Mata informou por nota, que manteve sua linha e coerência política em Vitória, que está tranquilo e confia na decisão da Justiça. O vereador Guto Lorenzoni ainda não se manifestou.
Juventude do PSB se reúne no interior
Entre os dias 31 de maio e 03 de junho, a cidade de Venda Nova do Imigrante recebe o Curso de Formação Política da Juventude do PSB (JSB-ES). Com o tema “A juventude se une com coragem e esperança”, a expectativa é reunir cerca de 150 participantes representando mais de 15 municípios do Estado. Segundo a cúpula da sigla no Espírito Santo, esta é a maior formação política da história da juventude socialista no estado.