Bloquinho fecha com Casagrande
Os cinco partidos que integram o chamado bloquinho – PV, PTC, Avante, PSC e PPL – anunciaram nesta segunda (23) que vão apoiar a candidatura de Renato Casagrande (PSB) ao governo (a foto da coluna de hoje traz a reunião em que o apoio foi anunciado). Com isso, o bloco se consolida e elimina as especulações sobre uma possível ida do Avante para o lado de Rose de Freitas (Podemos). “Não há essa possibilidade, o Avante está com o Renato”, disse um dos integrantes do grupo.
As pernas do bloquinho
Além da definição pelo apoio a Casagrande, os cinco partidos chegaram a um consenso sobre as coligações proporcionais. Eles construíram uma perna pra federal, na qual pretendem eleger ao menos um deputado. Já pra estadual, serão duas pernas, e o objetivo é alto: fazer de cinco a seis deputados estaduais.
Luiz Paulo é o nome pra vice do PPS
Fonte da coluna garante que o ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal, Luiz Paulo Vellozo Lucas, é o nome do PPS na disputa por uma vaga de candidato a vice-governador na coligação com o PSB de Renato Casagrande. A definição de que Luiz Paulo será o nome indicado pela sigla já teria sido acertada entre ele e o prefeito Luciano Rezende, e inclusive Casagrande já estaria informado da decisão.
PSDB, PDT e DEM também vão com Casagrande
Os três partidos definiram hoje que vão mesmo consolidar o acordo que vinham costurando há semanas, e apoiar na majoritária o ex-governador Renato Casagrande (PSB), pré-candidato ao governo do estado. O anúncio oficial será feito amanhã.
Pernas
Já nas coligações proporcionais, o bloco composto pelas três siglas ainda costura um acordo. A ideia de PDT e DEM é manter a união dos três para estadual e federal, mas no PSDB há quem defenda que os tucanos sigam sozinhos na eleição para a Assembleia Legislativa. Dizem que quem põe o pé na porta é Vandinho Leite.
PMB
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) é outro que está inclinado a apoiar a candidatura de Renato Casagrande ao Palácio Anchieta. Na tarde de hoje, o secretário-geral do PSB – partido de Casagrande -, Carlos Rafael, prestigiou a convenção do partido na Assembleia Legislativa.
Rose reunida
A senadora e pré-candidata ao governo Rose de Freitas (Podemos) fez uma reunião que durou a tarde inteira e noite adentro. Num dia em que o principal adversário obteve apoios importantes, é mesmo necessário conversar bastante com as demais siglas. Rose busca capitanear os partidos que integravam a base de apoio à candidatura de Paulo Hartung (MDB), que desistiu da disputa. Na mira, MDB, PSD, PRP, PMN, PROS e PRB, entre outros.