Aumento dos votos válidos
Contrariando os prognósticos dos especialistas em ciência política e estatística, a divulgação das primeiras pesquisas de opinião após o período de registro de candidaturas mostra uma queda acentuada nos percentuais de votos brancos, nulos e abstenções. Tanto na pesquisa feita em nível nacional sobre as intenções de voto para presidente, quanto nos dados locais para o Governo do Estado, o que se viu foi que aumentou o interesse da população em ir às urnas
Aumento dos votos válidos II
Esta coluna comentou o assunto recentemente, com base nas opiniões de dois especialistas – um do ES e outro de SP. Na ocasião, ambos acreditavam que o percentual de 2016, de 34% de votos brancos, nulos e abstenções (que já foi um recorde no país) seria batido neste pleito, podendo alcançar a casa dos 40%.
Aumento dos votos válidos III
Eis que vêm as pesquisas e contrariam não só eles, mas de forma geral todos os que se debruçam sobre o tema. Em linhas gerais, quando perguntados se vão votar em alguém nestas eleições, mais de 80% dos entrevistados disseram que sim. Ou seja, ainda há muitos indecisos, mas a grande maioria não vai deixar de votar.
Aumento dos votos válidos IV
Bom para a democracia e animador para os candidatos, que já estavam de cabelo em pé temendo o desinteresse geral. Resta aguardar as próximas pesquisas para ver se essa tendência se confirma. A coluna acredita que sem participação popular nada mudará de fato, e isso significa não apenas exercer o direito ao voto, mas também acompanhar de perto o comportamento dos representantes populares, seja no bairro, na cidade, no estado ou no país.
TRE define propaganda no rádio e na TV
Será na próxima quinta (23), às 10h, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral, a reunião entre o TRE, partidos, coligações e emissoras de rádio e TV. Em pauta, a definição do plano de mídia, que vai organizar a utilização e distribuição do tão cobiçado tempo da propaganda eleitoral gratuita. A ordem de veiculação será estabelecida por sorteio. Também serão definidos os “hábitos e processos” da entrega das gravações em meios magnéticos, e ainda, quais serão as emissoras responsáveis por montar e gerar as propagandas.
Quiosques de Vila Velha
Nesta segunda, o Ministério Público Federal reuniu representantes dos quiosqueiros da orla de Itapuã e Itaparica com o prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), a deputada estadual Janete de Sá (PMN), o superintendente da SPU no ES, José Carlos de Oliveira, o procurador chefe da AGU no ES, Armando Miranda Filho e o procurador federal André Pimentel Filho.
Quiosques de Vila Velha II
Foi entregue ao procurador federal a proposta de revitalização da orla, onde consta a construção de 33 quiosques. Atualmente, existem 46, e, além da redução, será necessário padronizá-los e ainda fazer obras de reurbanização. A assessoria da prefeitura de Vila Velha informou que o prefeito Max Filho (PSDB) pretende realizar a adequação até o final da atual gestão.
David contra dois Golias
Único candidato militar a concorrer ao Senado pelo ES, o subtenente Assis (PSL), do Corpo de Bombeiros, acredita ser possível encarar as duas “feras” que lideram as pesquisas. Para tentar superar ou Magno Malta (PR) ou Ricardo Ferraço (PSDB) e ficar com uma das duas vagas em disputa, Assis aposta na bandeira da defesa dos militares capixabas. Mais especificamente, tem falado repetidas vezes contra as perdas que a categoria terá com a Reforma da Previdência. A reforma é considerada uma ação inadiável, independente de quem assuma a presidência a partir do ano que vem. Se eleito, terá que encarar vários outros Golias no Senado Federal.