Chuva traz lembrança de pesadelo recente

Defesa Civil

As chuvas já dão sinais de que serão fortes neste fim de ano. Será que, após meia década da maior enchente da história do ES, as Defesas Civis Municipais estão prontas para enfrentar a situação em 2018?

Pesadelo

Os institutos de meteorologia já previram um final de ano com muita chuva no Brasil, em especial na região Sudeste. Aqui no ES, os dias de chuva forte e persistente trouxeram de volta a angústia de um pesadelo real, vivido há 5 anos. Em dezembro de 2013, o estado recebeu o maior acumulado de chuvas dos últimos 90 anos. Na ocasião, 24 mortes foram registradas e cerca de 40 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas.

PH cancela agenda para avaliar chuvas

O governador Paulo Hartung (sem partido) cancelou a agenda prevista para esta sexta-feira, dia 9, em Alegre, onde assinaria o edital de licitação para construção do novo fórum do município. Hartung deu entrevista coletiva nesta manhã, para avaliar os impactos da chuva e informar as providências tomadas. A coletiva foi na sede do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória.

Vila Velha anuncia medidas

A Prefeitura de Vila Velha – uma das cidades mais afetadas pelos alagamentos – decidiu suspender as aulas da rede pública municipal de ensino nesta sexta-feira, nos três turnos. A assessoria informa que desalojados e desabrigados foram para a casa de parentes. E os pacientes do Hospital Maternidade de Cobilândia tiveram que ser transferidos para o Hospital de Cariacica e o Himaba.

Sem expediente

A Câmara de Vereadores canela-verde também suspendeu o expediente desta sexta-feira em função das fortes chuvas.

Secretariado

Na última quinta-feira, o governador eleito, Renato Casagrande (PSB), anunciou mais 3 nomes para o futuro secretariado. Davi Diniz, atual secretário da Fazenda de Vitória, responderá pela Casa Civil. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PPS), que tentou uma vaga à Câmara Federal, será presidente do Instituto Jones dos Santos Neves. E a superintendência de Comunicação, que tem status de secretaria, vai ser comandada pela jornalista Flávia Mignoni, com quem Casagrande tem uma relação de confiança há vários anos. Ela foi secretária na gestão anterior e é fiel escudeira das campanhas eleitorais dele.

Euclério faz nova petição no Tribunal de Contas

O deputado estadual Euclério Sampaio (DC), que preside a comissão de Defesa do Consumidor e é vice na de Segurança na Assembleia, procurou a coluna para registrar que a saga dele junto ao Tribunal de Contas para evitar que a Concremat Engenharia prossiga a frente das obras do Programa Águas e Paisagens continua. Em junho, o conselheiro Sergio Borges acatou petição de Euclério e por meio de liminar determinou que a Cesan suspendesse o contrato. Acontece que o Governo recorreu e ganhou. No último dia 5 de novembro, o parlamentar entrou com nova petição no TCEES, com alegação de que a empresa é favorecida pelo Estado.

Máfia dos Guinchos

A CPI que apura irregularidades na contratação de empresas prestadoras de serviço de guincho de veículos pelo Detran continua firme e forte. Principal bandeira da campanha à reeleição do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), esta semana a CPI ouviu mais dois empresários do setor – os proprietários das empresas Central Park e Avocati – esta última, vencedora da mais recente licitação realizada pelo órgão.