Decola ou não decola?

ES vai entrar na Justiça contra leilão do aeroporto de Vitória

Após o anúncio do dia 15 de março como a data para a realização da concessão da outorga à iniciativa privada do aeroporto Eurico Salles de Aguiar – o aeroporto de Vitória -, o Governo do Estado decidiu entrar com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra o processo de concessão, que está sob responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Venda em bloco prejudica ES

Ouvido pela coluna, o procurador geral do Estado, Alexandre Nogueira Alves, disse que estudos da própria Anac apontam que o terminal aeroportuário de Vitória tem valor de outorga na casa dos R$ 1,4 bi. Ao ser colocado à venda junto com o aeroporto de Macaé (RJ) – como prevê o leilão -, o valor cai para R$ 435 milhões. “Esse modelo em bloco foi decidido sem diálogo e revela a incapacidade da União em investir adequadamente na infraestrutura do setor”, disse.

Ação

A ação está em final de elaboração na PGE e deve ser impetrada no Tribunal Regional Federal (TRF/2ª Região) na semana que vem.

Polêmica na eleição para a Câmara de Guarapari

A oposição ganhou a eleição da presidência da Câmara de Guarapari em episódio pra lá de tumultuado. Wendell Lima (PTB), o presidente atual e braço direito do prefeito Edson Magalhães (PSDB), era candidato único até momentos antes da eleição,  ocorrida na manhã desta sexta-feira.

Polêmica na eleição para a Câmara de Guarapari II

De última hora, uma outra chapa, encabeçada por Enis Gordinho (PEN), surgiu para o pleito. Segundo fonte da coluna, quando percebeu que a chapa teria maioria Wendell Lima trancou a Câmara, mas o grupo adversário chamou um chaveiro, conseguiu acesso ao plenário e fez a eleição assim mesmo. Lima acionou a Procuradoria da Câmara para saber se há como anular a votação. Ele vai falar sobre o caso à imprensa na tarde desta sexta.