Dignidade post mortem

Lei obriga PMV a avisar famílias sobre remoção em cemitério

A Câmara de Vitória aprovou na última semana o PL 01/2018, de autoria do vereador Roberto Martins (PTB), que proíbe que a PMV faça a retirada de restos mortais dos jazigos de cemitérios públicos sem o prévio conhecimento das famílias. A ideia surgiu após a polêmica retirada de mais de 700 restos mortais do cemitério de Maruípe, em dezembro do ano passado, que causou muita controvérsia e constrangimento.

Tratamento desigual

Mesmo sendo público, o cemitério permite que sejam comprados jazigos – chamados “perpétuos”. Quem não tem poder aquisitivo suficiente fica com os “provisórios”, válidos por apenas quatro anos. Passado esse tempo, a PMV pode dispor do espaço em caso de necessidade.

Aviso

Para tanto, o Código de Postura exige apenas que a decisão de retirada seja publicada no Diário Oficial do Município – veículo que muita gente não acessa cotidianamente. Pelo projeto aprovado, será necessário avisar via Correios, com notificação de recebimento assinada, a fim de que as famílias tenham a oportunidade de tomar providências quanto ao destino das ossadas, caso queiram. O projeto ainda depende de sanção do prefeito Luciano Rezende (PPS) para virar lei.

Neuzinha em Brasília

Nesta terça, 27, a vereadora de Vitória Neuzinha de Oliveira – que preside o PSDB Mulher no ES -, está em Brasília, na reunião do Secretariado Nacional da Mulher do PSDB. Em pauta, os resultados que as tucanas obtiveram nas urnas. Por aqui, a participação feminina na coligação da sigla para a Assembleia Legislativa resultou em quase 28 mil votos – uma das maiores votações obtidas pelas legendas este ano no ES.

Faltou eleger

A votação feminina na coligação contribuiu para o PSDB conquistar três cadeiras na próxima legislatura na Ales, mas não foi suficiente para eleger uma mulher. A melhor colocada foi a própria Neuzinha, com cerca de oito mil votos. A vereadora agora mira a presidência do Diretório do PSDB da capital, já de olho numa candidatura à Prefeitura em 2020.

Indicação

Fonte desta coluna dá como certa a ida da superintendente de Comunicação do ES, Andréia Lopes, para o gabinete do senador eleito Fabiano Contarato (REDE) no ano que vem, após indicação feita pelo governador Paulo Hartung (sem partido). Mais um indicativo da aproximação entre os dois políticos. O embarque de PH na REDE, aliás, tem sido cogitado – outra sigla seria o NOVO.

Obituário

A coluna registra, com pesar, o falecimento do ex-vereador Sebastião Bretas, um dos fundadores do PSB no município de Vila Velha. O funeral acontece em Paul, e o corpo será cremado nesta terça, às 17h, no cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta.