Fusão de partidos é questão de sobrevivência

Fusões e aquisições

Diante da cláusula de barreira em vigor, muitos partidos não alcançaram votos e cadeiras no Congresso suficientes para continuar recebendo verbas do fundo partidário nem ter tempo de rádio e TV. A solução é o mimetismo, quando um organismo se funde a outro, numa adaptação pela sobrevivência.

Mimetismo no ES

Aqui no estado, segundo fontes da coluna, a fusão mais iminente é entre o PPS e a REDE. Se acontecer, estarão no mesmo grupo político os prefeitos Audifax Barcelos, Luciano Rezende e Juninho (Serra, Vitória e Cariacica, respectivamente), além dos senadores eleitos Fabiano Contarato e Marcos Do Val.

Congresso

A REDE vai fazer um congresso nacional, em janeiro, para bater o martelo após meses de discussão “programática”, sendo que os capixabas apóiam a fusão. O PPS deve definir também no início do ano. Uma das fontes que ouvi disse também que o deputado federal eleito pelo PSB, Felipe Rigoni,poderia bandear para o novo partido. A conferir.

Obituário

Morreu nesta segunda-feira, aos 89 anos de idade, o desembargador aposentado Hélio Gualberto, que já presidiu o Tribunal de Justiça do ES, e também foi vereador de Vitória e deputado estadual pelo PSDB. Natural de Jerônimo Monteiro, no sul do estado, Gualberto também lecionou na Ufes, e ficou conhecido no meio político pela postura em favor dos direitos civis. O governador Paulo Hartung decretou luto oficial de 3 dias.  

Imagem que ilustra a coluna/Foto: Shutterstock