Lições da chuva

Mudança no clima

As chuvas fortes que caíram sobre o Espírito Santo na última semana, em especial na Grande Vitória, mostraram que é fundamental que o Poder Público tenha em mente a necessidade de se estruturar para enfrentar a nova realidade climática, capaz de provocar episódios mais intensos de chuvas, ventos, estiagem e outros.

Defesa Civil

Aqui no ES, as Defesas Civis Estadual e Municipais só se tornaram um pouco melhores muito recentemente, quando há 6 anos, com recursos do Governo Federal, foi elaborado um mapa geológico – diagnóstico das áreas de risco – e enviados kits com equipamentos às Prefeituras, que incluíam até bote salva-vidas motorizados. Antes disso, contavam-se nos dedos quantos Municípios tinham uma Defesa Civil para chamar de sua.

Defesa Civil II

Hoje, essa estrutura mínima tem mostrado o quanto foi importante o investimento passado. Mesmo assim, ainda há muito o que melhorar, em especial na prevenção. Para além da ação emergencial, organizada e integrada, as Prefeituras devem promover ações e obras que reduzam os efeitos nocivos de um período de chuva forte – ou da falta dela.

FGTS
Com o decreto de situação de emergência em Vila Velha – município mais castigado -, abriu-se caminho para que os trabalhadores possam sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para cobrir os prejuízos com as enchentes. Mas é necessário ainda que o Ministério da Integração Nacional reconheça a emergência. E isso pode levar vários dias, talvez até semanas.