Sim à Rizk na OAB

Sim à Rizk

Confirmando o favoritismo – admitido pelos próprios concorrentes -, o advogado especializado em Direito do Trabalho, José Carlos Rizk Filho, foi eleito presidente da OAB/ES para o triênio 2019/2021. O resultado final foi 6.502 votos para a chapa 2 de Rizk (54,3%), contra 4.565 votos da chapa 1 de Ricardo Brum (38,1%), e 900 votos da chapa 3 de Elisângela Melo (7,5%).

Disputa

Foi uma campanha acirrada, polarizada inicialmente entre o candidato da situação, Ricardo Brum, e Rizk, e que contou com a articulação de última hora da “terceira via”  – Elisângela Melo. Numa ponta, a defesa do legado de Homero Mafra (3 mandatos consecutivos), em outra, a tese da renovação, e na terceira ponta do “triângulo” o grupo que se arregimentou durante o processo para contestar os dois adversários. Os temas principais foram o papel da OAB na sociedade em contraponto à função classista, e a necessidade de mais transparência nas contas.

Redução de cargos na Câmara de Vitória

A novela da redução no número de cargos comissionados da Câmara de Vereadores de Vitória tem novo capítulo nesta quinta, quando a constitucionalidade do Projeto de Resolução – de autoria de Max da Mata (PSDB) – será votado na Comissão de Constituição e Justiça.

Relator é contra

O relator, Mazinho dos Anjos (PSD) deu parecer contrário à matéria. O projeto propõe reduzir 75 cargos da Mesa Diretora, que representam dois terços do total existente. Mazinho afirma que o corte vai inviabilizar o funcionamento da Casa de Leis. Se passar na CCJ, o projeto será levado a votação em plenário, caso contrário será extinto.

Formação política

O NOVO segue arregimentando a militância na onda do liberalismo político que ganha adeptos país afora. Dentro do ciclo de palestras que o diretório estadual realiza seguindo diretriz nacional, no dia 3 de dezembro o professor de Direito e procurador da Advocacia Geral da União, Dalton Morais, vem a Vitória falar sobre as mudanças que considera necessárias para a evolução da Constituição Federal.

Foto da Coluna: Evandro Lemos/Divulgação.