Relação estremecida

DR Câmara X PMV

Na coluna de domingo, resumimos os focos de conflito de interesses dos vereadores de Vitória, entre eles e com relação ao prefeito Luciano Rezende (PPS). Desde quando assumiu o cargo, este é o momento mais delicado para Luciano no convívio com a Mesa Diretora do Legislativo. No 1º biênio, teve Namy Chequer (PCdoB) como salvaguarda – houve conflitos, mas Namy soube ser bombeiro.

DR Câmara X PMV II

Nos 2º e 3º biênios, os correligionários Fabrício Gandini e Vinícius Simões permitiram ao prefeito navegar em mar quase sempre calmo. A eleição de Cleber Felix (PP) para o 4º biênio da Câmara na era Luciano revela que os vereadores decidiram “tomar o leme” e navegar livres (ou menos dependentes) da bússola do Executivo. E foi o aliado PSB quem deu início ao “motim”.

Sobrou pra Leonil

Nesse processo, sobrou para Leonil dias (PPS). Eleito em 2016 com 3.577 votos (o sexto mais votado), mostrou habilidade e já tinha se cacifado para a presidência, mas foi preterido em favor de Vinícius Simões pelo prefeito. Resignado, aguardou na fila e ainda segurou a liderança de governo e a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, duas posições que geram desgaste junto aos colegas. Agora foi o próprio apoio de Luciano que o derrubou do cavalo – ou do “mastro da proa”, para ficar nas figuras de linguagem marítimas.

Solene nota “A”

O fato do ES ter sido o único estado brasileiro com o conceito “A” do Tesouro Nacional, levou o deputado estadual Dary Pagung (PRP) a realizar uma sessão solene pra comemorar. Será nesta segunda, às 19h, no plenário da Ales.

Alfinetada

A respeito da performance fiscal – que é o critério para a avaliação – o governador eleito Renato Casagrande (PSB) já havia se pronunciado dizendo que também quer ver nota “A” na área social.

Medicamento livre de ICMS
O Diário Oficial do Estado publicou nesta segunda a alteração, aprovada pela Assembleia Legislativa, no artigo 5º da Lei Estadual 7.000/2011, que regulamenta o recolhimento de ICMS. Vem a ser a isenção, para pessoas físicas, da cobrança sobre medicamentos que tratam a atrofia muscular espinal. Vale para comercialização interna, interestadual e também para quem importa o medicamento.