Entusiasmado
O governador Renato Casagrande (PSB) começou a nova gestão super empolgado nas redes sociais, fazendo postagens e transmissões ao vivo de quase tudo o que faz, inclusive replicando conteúdos do perfil pessoal na página oficial dele no facebook. Leitor da coluna chama atenção para a diferença com Paulo Hartung, que fazia questão de não misturar posts pessoais com os relativos ao cargo.
Feliz e impressionado
Ainda na base da empolgação, se depender da opinião do secretário estadual de Segurança Pública dá para afirmar que o sistema de cerco inteligente de segurança da Prefeitura de Vitória tem tudo para ser adotado pelo Governo do Estado. Após visita à sala de monitoramento, ciceroneado pelo secretário municipal da pasta, Fronzio Calheira, o titular da Sesp, Roberto Sá, se disse “muito feliz e bem impressionado” com o sistema.
Homofobia
O vereador de Afonso Cláudio, Romildo Camporez (DEM), se envolveu num bate-boca virtual depois de uma postagem de conteúdo homofóbico. Ele usou de uma expressão bastante vulgar para se referir ao auto-exílio do deputado federal Jean Wylys (PSOL). A repercussão nos comentários não foi das melhores, mas Camporez não só manteve como aprimorou o deboche.
Mãos certas
Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com uma ONG, revela que houve redução significativa nas taxas de homicídios e agressões, depois que o Estatuto do Desarmamento (2003) permitiu que as Guardas Municipais fossem armadas. Os índices de redução diferem em função de diversas variáveis econômicas, sociais e culturais de cada cidade e região, mas revelam quedas de até 65%. Aqui no ES, a redução mais significativa no número de homicídios em 2018 nas cidades onde há a Guarda foi na Serra (38% na comparação com 2017).