Emendas e costuras
A semana começa com a expectativa para a votação da LOA – Lei Orçamentária Anual – na Assembleia Legislativa, que permite a execução do orçamento 2019 ao Governo do Estado. Isso depois do governo “costurar” redução no valor previsto em emendas parlamentares. A expectativa dos deputados era ter R$ 1,5 milhão disponíveis para “vestir de alegria” as bases eleitorais, mas a agulha e a linha do governador Renato Casagrande (PSB) “cerziram” um “tecido mais curto” – R$ 1 milhão.
Emendas e sonetos
Depois do “barulho” feito em torno da redução, na última quarta-feira, a “orquestra” do plenário afinou o tom e entrou na “melodia” do Palácio Anchieta. Agora, a expectativa de Casagrande é de que a maioria faça coro e aprove a peça orçamentária “seguindo as notas” e sem muitos arranjos e improvisos.
Sujeira à vista
A coleta de lixo no município de Cariacica tem deixado a desejar. Circular pela cidade é encontrar vários pontos de descarte irregular de lixo e também entulho em terrenos baldios e encostas. Os locais onde há mais reclamações são os bairros Castelo Branco, Santana e Aparecida. Por nota, a prefeitura diz que agenda a retirada do material e que denúncias de descarte irregular devem ser feitas à secretaria de Meio Ambiente ou à Ouvidoria do Município.
Prioridades sem prazo?
Na última semana, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, foi à imprensa para listar as “prioridades” do Governo do Estado no setor, entre elas o aquaviário e a avenida Leitão da Silva. Curioso é que não estabeleceu qualquer cronograma para estas e outras obras importantes e paralisadas.
Vade retro
Acabou mesmo a relação entre o PP e o PPS em Vitória. Fonte da coluna diz que o partido, até então aliado do prefeito Luciano Rezende (PPS), não vai mais apoiá-lo em 2020, “nem que o prefeito peça de joelhos”.
Foto da coluna: reprodução internet.