Não sou mais escada

Novo rumo

Depois que Serjão Magalhães simplesmente decidiu renunciar à direção estadual do PTB (ele cogita sair do partido), uma comissão provisória foi formada até que haja a eleição, em junho. O novo presidente do PTB no ES é o vereador de Santa Maria de Jetibá – e deputado estadual eleito – Adilson Espíndula. Além dele, foram nomeados João Paulo Nali, na vice; Anderson Goggi, na secretaria-geral; e Gustavo Loureiro, na tesouraria.

De fora

Dois nomes de peso no partido, os vereadores de Vitória Roberto Martins e Dalto Neves, ficaram de fora da provisória estadual. A guinada no leme petebista vem depois da tentativa frustrada de emplacar uma candidatura própria ao Governo do Estado em 2018, a gota d’água para o racha interno, que começou com divergências há quatro anos, na eleição de prefeitos e vereadores.

Furada

Puxada pelo professor e empresário da educação Aridelmo Teixeira, a aventura de 2018 teve mais serventia para o ex-governador Paulo Hartung, já que Aridelmo comprou a defesa da gestão anterior na campanha. Ele, que já havia entrado pequeno na disputa, saiu menor ainda, amargando o quinto lugar entre seis candidatos. E, em 2019, após sair do PTB, filiou-se ao NOVO.

Resultado

Servir de escada na eleição fez com que o PTB só conseguisse eleger um candidato pela sigla, para o cargo de deputado estadual – justamente Espíndula. O partido segue sem representação capixaba no Congresso Nacional.

Obrigação festejada

Num país onde a União está à beira da falência e os Estados, em sua maioria, já quebraram, virou moda acentuar o fato de estar pagando o funcionalismo público em dia. Desta vez foi o Governo do Estado, que deu publicidade ao cronograma de janeiro, informando depósito de salários em conta no próximo dia 31 para ativos e inativos.

O desafio dos oficiais

Alquebrada pela ressaca monstruosa do “tsunami” que varreu a Polícia Militar, durante e após o “apocalipse” na segurança pública do ES – ocorrido na greve da PM em fevereiro de 2017 -, a corporação segue “contabilizando os prejuízos” e procurando o fio do recomeço. Tarefa ainda mais árdua para quem acumula estrelas na farda e no quepe.

Moral à tropa

Há poucos dias, o comandante-geral da PMES, Cel. Moacir Barreto, esteve no balneário de Pontal do Ipiranga, em Linhares, junto com o comandante da região, Ten. Cel.  Gerson Pimentel, a fim de dar “aquela moral” à tropa. Parabenizou os soldados no reforço à segurança do verão, “proporcionando significativas melhorias na qualidade de vida dos moradores e turistas”, segundo ele.