Política e instituições

Mulheres, política, governo…
Na última semana, a vice-governadora Jaqueline Moraes fez a palestra de abertura de um evento do Movimento de Mulheres Bertha Lutz, intitulado “Mulheres Capixabas na Política”. É ótimo debater o tema e fomentar a ampliação da participação do gênero feminino no universo político, mas leitor da coluna não viu com bons olhos a utilização do Palácio da Fonte Grande para sediar o evento.

…e partido
Sem fechar questão sobre se a sede administrativa do Poder Executivo do ES deve ou não abrigar eventos dessa natureza, a coluna registra a queixa do leitor sobre trecho do discurso de Jaqueline, no qual enaltece a campanha #Nãosejalaranja, quando estava à frente da Secretaria de Mulheres do PSB.

Evento
De acordo com release enviado pelo próprio Governo do Estado, a atividade no Palácio da Fonte Grande foi a primeira de uma série, e reuniu mais de cem mulheres em torno de temas como apresentação do Movimento “Elas Apoiam Elas”; a importância do planejamento político para fortalecimento da presença feminina na política; e apresentação de estudo, com levantamento de sugestões, para um plano de ações para os próximos dois anos.

Cai o veto
Na queda de braço entre a Câmara de Vereadores e o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PSDB), o novo capítulo é a derrubada do veto ao orçamento 2019. Caiu por 10 votos contra seis. O pomo da discórdia é a emenda que reduz a suplementação de 30% para 5% do total do orçamento.

População ajuda
Além do diapasão entre Mesa Diretora e Prefeitura, a pressão popular em Guarapari também ajudou. É que 30% para livre utilização é um percentual realmente elevado e fora dos padrões. O prefeito terá um orçamento de R$ 396 milhões – 5%, equivalem a cerca de R$ 20 milhões.

Refis
Na mesma sessão, ocorrida de forma extraordinária esta semana, a Câmara de Guarapari aprovou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O Projeto foi aprovado por unanimidade, com emendas.

Foto da Coluna: Secom/ES.