Uma causa nobre

Utopia?

O mercado político dá como certa a disputa entre o deputado estadual Marcelo Santos (PDT) e Luiz Ciciliotti – fiel escudeiro do governador Renato Casagrande (PSB) – à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. A ponto do deputado Dary Pagung (PRP) ser considerado carta fora do baralho. Mesmo assim, os auditores de contas do ES seguem na tentativa de emplacar um nome técnico em vez de político, contrariando a “tradição” e o (mau) costume da Assembleia, que sempre emplaca um parlamentar, ou alguém muito ligado ao governador da vez.

Utopia? II

Nesta quarta-feira, os auditores do TCEES divulgaram uma lista sêxtupla,  composta por Alexsander Binda Alves, Holdar de Barros, Odilson Júnior, Simone Reinholz Velten, Romário Figueiredo e Donato Volkers Moutinho, de possíveis indicados à vaga. E angariaram apoio de dois parlamentares: Sérgio Majeski (PSB) e Hércules Silveira (MDB). Está aí uma oportunidade para a Sociedade Civil Organizada mostrar poder de mobilização e exigir que, ao menos desta vez, o cargo de conselheiro – tão importante para a desejada transparência na gestão pública – seja ocupada por alguém alheio aos interesses políticos e partidários.

Mancha no nome

O ex-vice-prefeito de Colatina na década de 90, Sérgio Tedoldi – preso esta semana em Rondônia, acusado de crime eleitoral – é  filho do ex-prefeito colatinense Ciro Tedoldi, que até hoje é lembrado na cidade como gestor transparente. E irmão da juíza de Direito Simone Tedoldi Ribeiro, da 2ª Vara Criminal de Colatina.

Sangue de economista

O economista capixaba Gabriel Hartung, filho do ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, assumiu novo posto na maior gestora independente do país. Gabriel Hartung, que ingressou na SPX como sócio em 2013, passa a ser chefe de macro Brasil na gestora. O economista assume após algumas mudanças ocorridas na empresa. A principal delas foi a escolha do então economista-chefe Beny Parnes para montar uma equipe de crédito global da gestora, com o objetivo de operar papéis de dívida corporativa e de risco soberano líquidos.

Carreira

Gabriel Chequer Hartung começou a carreira no Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), em 2006. Dois anos depois, ingressou no Banco BBM, na área de pesquisa macroeconômica. Saiu em 2013 para a sociedade na SPX. Hartung também é mestre e doutor pela Fundação Getúlio Vargas, e bacharel em Economia pela PUC do Rio de Janeiro.

Foto da Coluna: Divulgação.