Eleição na Unimed

Ronchi vence na Unimed

A eleição para a nova diretoria da Unimed Vitória, que vai gerir a cooperativa médica pelos próximos quatro anos, foi realizada na última quarta-feira. Foi uma disputa acirradíssima, com vitória apertada do candidato Fernando Ronchi – atual diretor administrativo. Ele obteve 1.024 votos, contra 1.009 de Remegildo Milanez – que é diretor de mercado e representa a dissidência dentro da atual diretoria.

Arestas?

Ao todo,  2.454 médicos cooperados estavam aptos a votar, e 2.046 o fizeram. A diferença de apenas 15 votos evidencia haver arestas a serem aparadas após o racha que originou a disputa. Também houve 7 votos em branco e 6 nulos.

Sem arestas

O presidente eleito da Unimed Vitória, Fernando Ronchi, no entanto, minimiza o racha. Ele diz que “o que aconteceu nesse processo é que apenas um dos diretores se colocou na posição democrática para concorrer em outra chapa”. Ronchi ressalta ainda que a chapa vencedora “apresentou um alto índice de renovação”.

Quatro décadas

Em 2019, a Unimed Vitória completa 40 anos. O novo presidente adianta que serão feitos investimentos em equipamentos, com recursos próprios, para “manter a cooperativa como referência nacional e líder de mercado”.

Doar para receber

Com a saúde pública, em geral, “pedindo clemência”, garantir aumento no atendimento é um desafio e tanto. Em Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito Victor Coelho anuncia que vai doar dois terrenos ao Hospital Evangélico, para a ampliação das instalações. O hospital atende em sua maioria pacientes do SUS. O prazo previsto para as obras de ampliação é de quatro anos.

Luz!

Aliás, falar em qualidade de serviço público no Brasil é como voltar no tempo. Em Alfredo Chaves – a apenas 90 km de Vitória -, por exemplo, os moradores de Cachoeira Alta – a apenas 3 km do centro da cidade – comemoram a inauguração da iluminação pública. Finalmente, vão poder sair de casa à noite sem ter que usar lanterna – já que o tempo da lamparina ficou no passado. Teve até festa, com a presença do prefeito, Fernando Lafayette (PSB).

Foto da Coluna: reprodução internet.